Mortugaba: Morreu a Sra. Floripes Guerra de Brito popular Dona “Lili” aos 98 anos de idade

Por Max Dayan

É COM PESAR QUE INFORMAMOS O FALECIMENTO DE FLORIPES GUERRA DE BRITO , DONA “LILI” , FIGURA ILUSTRE DO TEATRO E DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E RELIGIOSAS DE MORTUGABA .

“Teatro é uma coisa de que eu gosto muito. Eu não sei se eu represento bem. Não sei o que eu faço. Só sei que adoro”.

Essa frase é da mais importante figura feminina do teatro mortugabense, parte da história de Floripes Guerra de Brito é narrada no livro de Zoraide Guerra sobre a história de Mortugaba. Segundo o livro dona Lili, nasceu em 1921, foi em Mortugaba que o teatro a abraçou e ela fez história nos palcos também por cidades da região e em Montes Claros MG na Paróquia e na Catedral.

Foi professora particular e no Mobral, era também figura de destaque em atividades religiosas.

No teatro a primeira peça foi “O TRIBUTO DA INGRATIDÃO” levado em cena em agosto de 1978. O segundo drama “SÓ O AMOR CONSTRÓI” e depois não parou mais, sempre com temas de grande reflexão. Poesias, poemas também faziam parte de suas obras.

Foi ao palco também na presença de alguns dos filhos , ela foi mãe de treze, muitos seguiram manifestações culturais bem latentes. Foi casada com senhor Santílio Pereira de Brito também já falecido.

Dona Lili fez parte da nossa exposição fotográfica “Depois de Algum tempo”, que mostra idosos e suas histórias em Mortugaba.

Por Max Dayan , com informações do Livro Mortugaba História e Poesia

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail