Ibama planeja fechar escritório de Vitória da Conquista

ibamavc

Uma reunião do Conselho Gestor da Superintendência do Ibama na Bahia deliberou pela desativação da Unidade Avançada em Vitória da Conquista. A ação faz parte do Plano de Otimização das Estruturas do órgão em todo o país. A proposta que já foi encaminhada à presidência do Ibama, no dia 23 de outubro, caiu como uma bomba para os funcionários da instituição na cidade.Em carta aberta, os 11 servidores do Ibama na cidade protestaram contra a decisão da Superintendência Estadual. Segundo eles, a proposta de reestruturação deveria ser fundamentada nas decisões com os próprios servidores, o que, não teria ocorrido. Já a Superintendência apontou, em comunicado, que a proposta teve como base os critérios estipulados na portaria da presidência do Ibama, priorizando áreas de fronteira, índice de desmatamento, circulação de mercadorias, áreas de conflito indígena e produção pesqueira.
Por outro lado, os servidores locais defendem que o Escritório de Conquista tem o terceiro melhor desempenho em autuações entre as seis unidades do Ibama na Bahia, perdendo apenas para a Supes/BA e a Gerência de Barreiras. Além disso, os funcionários apontam que o Ibama de Conquista é responsável por uma área de grande circulação de contrabando, entre eles os de animais, através da BR 116 (porta de entrada e saída dos estados do Nordeste para a região Sul do país).
“Nós temos quatro Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) na região, que têm parceria com o Ibama. Só no Cetas de Conquista tem mais de 43 mil animais que foram, em sua grande maioria, resgatados através da ação do Ibama. Isso sem falar das ações contra o tráfico de animais que é intenso na região de Cândido Sales e Encruzilhada e contra o desmatamento provocado pelas carvoarias que tomam conta do Sertão”, argumenta o agente de fiscalização, João Ronaldo. “O que nós precisamos é fortalecer o Ibama, com mais servidores e não acabar, como eles estão fazendo”, reivindica o agente do Ibama.
João Ronaldo também explica que a intenção da Superintendência Estadual é colocar Vitória da Conquista dentro de um triângulo de atuação, formado pela Supes/BA, Gerência de Barreiras e a Unidade Avançada de Ilhéus. “Ou seja, se fechar Vitória da Conquista, as ações de uma região grande e complexa ficarão comprometidas”, conclui.

Fonte: Blog Resenha Geral

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail