História do Natal da Cidade é contada no Memorial do Reisado

Nos últimos três anos, o Natal da Cidade de Vitória da Conquista/BA., abriu espaço, em seu já tradicional Memorial do Reisado, para homenagear figuras do porte de Ariano Suassuna, Jorge Amado, Camillo de Jesus Lima, J. Murilo e Luiz Gonzaga, além dos sempre presentes ternos de reis de Vitória da Conquista – cuja preservação, aliás, foi o principal objetivo do Governo Municipal ao criar o projeto, que já acontece desde 1997.
Agora, em sua 19ª edição, o evento natalino do município volta os olhos para si mesmo e conta a sua própria história, ao longo da qual se consolidou como uma celebração cultural da população conquistense, e também das centenas de visitantes que aparecem para participar da festa todos os anos.

O espaço estará aberto a partir do dia 19, às 18h30, no Centro Glauber Rocha. Com direção artística de Arisson Sena, o Memorial do Reisado faz um relato cronológico da história do Natal da Cidade, contada por meio de vídeos, gravuras e painéis, nos quais os ícones natalinos são retratados sob o filtro de uma visão nordestina.

José, Maria e o menino Jesus tornam-se uma família de sertanejos semelhante às milhares que vivem na região. Os Reis Magos são retratados como autênticos vaqueiros, vestidos a caráter com seus gibões de couro.

O espaço abriga ainda as obras de arte que disputam o concurso de mini presépios e as imagens natalinas feitas com bonecos de papel marché, confeccionados por Cleide Nágida Schmit.

Fonte: Secom/PMVC.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *