Guarda Civil de Brumado inicia capacitação para criação de grupamento especializado

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste final de semana, foi iniciada a capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado para a criação de um grupamento especializado de operações de pronta resposta em situações críticas fora do cotidiano. A capacitação, realizada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, ocorreu mediante um termo de cooperação técnica firmado entre a prefeitura, a GCM de Ilhéus e a GCM Brumado, com a colaboração da Secretária de Educação de Brumado, Edneia Ataíde.

A primeira etapa trouxe para Brumado cinco instrutores sob a coordenação do comandante Bandeira, da GCM de Ilhéus. Neste primeiro momento, 31 guardas da GCM Brumado participaram da capacitação, que envolveu várias modalidades de atuação, seja no controle de crise em meio à multidão, bem como na abordagem e desarme de elementos suspeitos, escolta de autoridades, técnicas de operações em eventos e patrulhas ostensivas de apoio aos demais braços da segurança.

O comandante Bandeira detalhou em entrevista ao site Achei Sudoeste que, seguindo o modelo das próprias polícias militar e civil, o objetivo é criar dentro da GCM um grupamento especializado ostensivo, que dará mais respaldo à instituição e maior segurança para a comunidade local.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Já o comandante da GCM de Brumado, Jussimar Santos, declarou que o treinamento foi de alto nível, no modelo rígido militar que serviu para os próprios guardas locais reavaliarem as suas condutas diárias de saúde do corpo, o que envolve saírem da ociosidade e buscarem mais aptidão física através de uma rotina de atividades físicas para maior agilidade diante das ações de promoção à segurança.

“Não adianta sustentarmos o discurso de que queremos a regulamentação da nossa guarda se não estivermos preparados para isso. Essa primeira etapa de capacitação nos mostrou isso, precisamos dar um pouco mais de nós para nós mesmos, senão não vamos conseguir êxito no que estamos intencionando, uma guarda mais forte e atuante. Creio que todos entenderam o que está envolvido”, pontuou o comandante da GCM brumadense.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *