Fora do seu habitat natural, macaco acaba sendo morto por cachorros em Guajeru

Foto: Walter Santos/Achei Sudoeste

Um macaco da espécie guariba ou barbado que ainda existe muitos nas encostas de nascentes onde ainda existe alguns capões de mato no município de Condeúba. Um desses animais foi encontrado morto dentro de uma propriedade rural entre os municípios de Guajeru e Condeúba, na região sudoeste da Bahia.

O morador Walter Santos relatou que o animal acabou sendo atacado e morto pelos dois cachorros do dono da propriedade. Possivelmente, o mesmo foi atraído pela plantação de bananas que existe na fazenda. O macaco estava bastante debilitado e não conseguiu escapar. O morador acredita que o animal estava sendo criado em cativeiro em algum lugar nas proximidades, tendo em vista que o macaco não é comum de ser encontrado no bioma da caatinga.

Exceção feita nas encostas às margens dos pés de serras, onde há facilidade de água e vegetação verde durante o período da seca. Na região da Comunidade do Olho D’água no município de Condeúba é comum se ver essas guaribas andando pelas árvores em grandes grupos.  Porém o local é preservado pelos moradores, ninguém desmata e muito menos perturba o habitat dos barbados.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail