Dia Internacional do Meio Ambiente: Sem nada para comemorar e sim, muita preocupação!!!

Por Oclides da Silveira

Padre José Silva questionando a falta de medidas a ser tomadas com urgência para o racionamento de água, antes que ela acabe.

Ontem 5 de junho de 2018, foi comemorado o dia Internacional do Meio Ambiente em vários lugares da terra, porém nós do nordeste Brasileiro e, em especial daqui da região de Condeúba, só temos grandes preocupações com a água este bem maior, que é a sua escassez. A Superintendência de Regulação da Agência Nacional de Águas – ANA que esteve representada pelos engenheiros Wesley Sousa e Cristiano Zinato. do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC foi representado pela sua Presidente Rita Braga. Os demais convidados todos compareceram na reunião exceto os Ministérios Públicos Federal e Estadual que não mandaram seus representantes, os demais se fizeram presentes como segue:

 INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia – Fabiana Rebouças
 EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento representada pelo Engo. Joselito
 DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Sr. José Antônio
 Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas
 Prefeituras Municipais de Condeúba, estiveram o Prefeito Silvan Baleeiro, os vereadores Silvano dos Santos, Conceição, Nena, Maurilio, Arlindo, Reginaldo. alguns Secretários, Chefes de Setores e a maioria da Sociedade Civil. Cordeiros o Prefeito Delci Luz, os vereadores Fabiano, Gil de Altino, Zé de Léia e Secretários. Piripá o Prefeito Flávio Oliveira, os vereadores Jurandi e Domingos. De Jacaraci o Presidente da Câmara vereador Eucelito
 Ministério Público Federal (Procuradoria da República em Vitória da Conquista BA)
 Ministério Público Estadual (Promotoria Regional em Vitória da Conquista)                               A Igreja Católica esteve representada pelo seu Pároco Padre José Silva
 Sociedade em geral – Compareceu em bom numero de pessoas
Data: 05 de junho de 2018 (terça-feira)
Horário: 14h00 às 17h00
Local: Câmara Municipal de Condeúba – Rua Aurora, s/nº,
Bairro Paulo VI – Condeúba BA – Fone: (77) 3445 2174
Pauta da reunião:
1. Apresentação pela ANA sobre o reservatório Champrão e sobre os usos da água
2. Debate sobre as demandas e disponibilidades apresentadas
3. Apresentação pela ANA sobre regras gerais de uso da água do reservatório e sobre a
alocação de água para o período junho/2018 – junho/2019
4. Encaminhamentos pertinentes à proposta de regras de uso
5. Aprovação do Termo de Alocação de Água
Contamos com a participação de todos.
Agência Nacional de Águas – ANA
RODRIGO FLECHA FERREIRA ALVES
Superintendente de Regulação
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas
RITA DE CÁSSIA SILVA BRAGA E BRAGA
Presidente.

Pois bem, a reunião aconteceu com toda essa demanda de debates, num entanto nada de concreto e objetivo ficou definido, foi mais uma reunião tipo “jogo de peteca”, que se forma uma roda de jogadores e começa um passa para outro, esse repassa para o próximo, que por sua vez, devolve para o primeiro e assim sucessivamente. Que lamentável!!!

Os Prefeitos dos três municípios de Condeúba, Cordeiros e Piripá bem como toda suas populações estão irmanados para que tome medidas urgentes urgentíssimas com relação ao fornecimento de água da Barragem do Champrão de Condeúba.

A Barragem do Champrão está quase que totalmente assoreada, haja vista, que há mais de 60 anos de construída, ela nunca passou por uma única limpeza neste sentido. A barragem se encontra toda espoliada pela retirada de água e uso sem controle de tudo, são os caminhões pipas, os chacareiros circunvizinhos e outros nas margens das redes de água instaladas pelos municípios.

A Barragem do Champrão está secando dia após dia, não se toma nenhuma decisão objetiva e necessária para conter essa situação de risco eminente que está passando a população destes três municípios Condeúba, Cordeiros e Piripá. Diante de uma situação caótica desta e que ninguém resolve nada, mais uma vez vai sobrar para o povo decidir.

Os Prefeitos dos três municípios se organizam e se escalonam os dias que serão fornecidos água a cada um e depois estes se comprometem a fazer o mesmo escalonamento racional dentro do seu próprio município. Assim não vamos correr tanto risco de ficar sem água até o final do ano. RACIONAMENTO JÁ!!!   

Fotos: JFC – Reunião no período da tarde na Câmara Municipal

 

foto

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários sobre “Dia Internacional do Meio Ambiente: Sem nada para comemorar e sim, muita preocupação!!!

  1. O público se manifestou pelo RACIONAMENTO para o momento delicado de escassez de água, porém a EMBASA disse que não cogita fazer racionamento. Então, só interessa à Embasa o faturamento? Lastimável esse estado de ganância de uma empresa que comprou por mixaria a água do DNOCS para vender por preços exorbitantes. Antes da Embasa aparecer, a Prefeitura de Condeúba fazia a distribuição por um preço mais justo para a população. É para pensar.

  2. O que estes cidadãos precisam é ter atitudes firmes e deixar de tanto lero lero , todos falando bonito levando os prefeitos em banho Maria. Deveriam chegar marcar um racionamento bem planejado e torcer para que a chuva enche a barragem. Fiscalizar direito e torcer para que tudo corra bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *