Cordeiros: A População festeja no dia 7/4 os seus 57º Aniversário de emancipação política

RedaçãoO município de Cordeiros surgiu a partir do século XIX, e tem na figura do capitão Manoel Cordeiro da Silva, a sua mais forte referência como fundador da localidade. O território fazia parte do Município de Condeúba. E neste mesmo período, o povoado ganhou estatuo de distrito pela lei estadual nº 250, de 26/07/1898. Ao qual foi denominado com o nome de Candeal. Ainda sobre a influência política e administrativa de Condeúba.

De acordo o historiador e filho da terra, O escritor cordeirense, Valdivino Alves de Sousa, que pretende publicar um livro contando a história de sua Cidade Natal. Cordeiros-BA. E que tem como título “Cordeiros sua história e seu povo”, diz que: “por influência da família do capitão Manoel Cordeiros em 1938, esse povoado passou a se chamar Cordeiros. Em 1944, o nome passou a ser Mandacaru, (Pelo decreto Lei estadual nº 141, de 31/12/1943, e confirmado pelo decreto estadual nº 12.978, de 01/06/1944. Em divisão territorial datado de 01/07/1950, o distrito já denominado Mandacaru, figurava no município de Condeúba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 07/07/1960). Porém, ainda nessa época o povoado pertencia o município de Condeúba.”

A sua emancipação política ocorreu em 28 de Dezembro de 1961, com a criação da Lei estadual n° 1.605.

A primeira eleição para Prefeito e Vereadores do Município de Cordeiros foi realizada em 03 de Outubro de 1962. E a posse dos eleitos ocorreu em 07 de abril de 1963. O aniversário da cidade de Cordeiros comemora –se no dia 07 de abril, devido a uma lei criada pela Câmara Municipal.

O primeiro Prefeito eleito de Cordeiros foi o Sr. Joaquim José Gonçalves Sobrinho. A primeira mesa diretora ficou assim constituída: Presidente –  Roberto Cordeiro de Oliveira. Vice-Presidente – Florindo Ribeiro da silva.  1º Secretário – Osvaldo Arão de Oliveira. 2º Secretário – João José da Silveira, além dos demais vereadores que foram, Joaquim Osmar Carlos, Antonio José das Neves, Irênio Ribeiro de Carvalho e Cesídio Alves de Andrade.

Por conta da data fazer parte do calendário oficial do Município, a prefeitura está realizando uma vasta programação para celebrar o aniversário dos cinquenta e sete anos de emancipação política do Município.

Segue algumas fotos das atividades e programação, que ocorrem no Município de Cordeiros por conta de seus 57 anos de existência.

Fotos: ASCOM

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *