Tres-candidatos

Conquista: PMDB fecha chapa sem o DEM e PT ainda não definiu

O terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, Vitória da Conquista, já definiu as chapas de suas principais candidaturas. Pontuando na frente, nas últimas pesquisas, o PMDB definiu seu vice. O deputado estadual suplente, Herzem Gusmão, resolveu a composição de sua chapa. Aguardou por meses uma definição do DEM e do PSDB, e sem a oficialização decidiu que sua vice será a vereadora Irma Lemos (PTB).

Gusmão se mostrou aborrecido com o ‘descaso’ das siglas de oposição. “Fiquei por muito tempo no isolamento. O PMDB estava sozinho, aguardando o DEM e o PSDB. Em seis meses, o presidente do PSDB, deputado João Gualberto, apresentou três candidatos aqui, na aventura. Já Marcelo Melo, do DEM, não estava mostrando boa vontade para fazer essa unidade”, criticou.

Além do PTB, o PMDB recebeu adesão do PRB, PTC e PPL. Gusmão pontua com 38% dos votos, conforme pesquisa do Instituto Babesp, divulgada no fim de maio deste ano.
A decisão unilateral incomodou a cúpula do DEM que decidirá se mantem o candidato democrata, Marcelo Melo. Na mesma pesquisa, Melo pontua 1,33%.

Na outra ponta está a candidatura do PT. Confirmado como cabeça chapa, o deputado estadual Zé Raimundo aparece em terceiro lugar, atrás de outro parlamentar, Fabrício Falcão (PCdoB). Contudo, tem trabalhado com o PSL, PR e PP e conversado com o PV, PSD e PSB. Este último é um impasse, já que também apresentou candidatura própria. O PT agora trabalha para que a sigla socialista retire candidatura e apoio Zé Raimundo.

Também em Conquista o PCdoB bate o pé e terá candidatura própria. Ao menos fechou questão com o PT e ambos se apoiarão em um provável segundo turno. Mas, o que está na avaliação das duas siglas é se as candidaturas se complementam e tiram votos do primeiro colocado ou se vão prejudicar uma à outra. A decisão deverá ser tomada até a última semana do mês de julho, previsão para a convenção do PT.
FacebookTwitter

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *