Condeúba: Transformaê no Colégio Estadual – Anexo Feirinha

Pela Profª Joandina

Alunos do 3º ano
Alunas do 3º ano

Atendendo a solicitação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, escolas da rede estadual realizaram no dia 21 de Setembro atividades relacionadas ao programa “Educar pra transformar”. Atividades desse projeto estão relacionadas ao estímulo a leitura, fomento da arte, ciências, esporte e cultura.

No anexo da Feirinha alunos, professores e a coordenadora Silvani abraçaram o projeto com entusiasmo. Os alunos foram os principais protagonistas. Funcionários da escola e comunidade também participaram da atividade, o que valorizou ainda mais o trabalho. O lema é Transformaê, o que implica em ação, alegria e transformação.

Os alunos do primeiro ano, através do teatro, música e poesia chamaram a atenção para a problemática do bullyng, principalmente na escola. A turma do terceiro ano destacou os direitos das mulheres. Também com atividades lúdicas ressaltou a importância da lei Maria da Penha e dos direitos iguais para homens e mulheres.Encerraram as apresentações da turma, entoando a música Maria, Maria de Milton Nascimento.

Os alunos e alunas do segundo ano trataram da valorização da vidacom entusiasmo, destacando com exemplos, poesia e dança a importância desse tema. A luta é por direitos humanos, justiça e amor. O combate ao suicídio no setembro amarelo foi destacado pelas três turmas, mas com uma ênfase maior pelo segundo ano.

Sobre o bullyng, um verso da poesia escrita por Adriano do primeiro ano:
Muitas vezes no Brasil/ O bullyng é falado
Cada vez aumentado/ E ficando descuidado
Por que não estamos valorizando
As pessoas do nosso lado?
Sobre a questão da mulher, verso de um cordel lido por Elaine, Cristiano e Daiane:
A lei Maria da Penha/ Está em pleno vigor.

Não veio para prender homem/ Mas para punir agressor
Pois em mulher não se bate/ Nem mesmo como uma flor
Quanto à valorização das pessoas o apelo foi unânime. É preciso dizer sim à vida e cuidar uns dos outros. É preciso praticar a solidariedade.

Em seu poema, a aluna Sirleia escreveu:
Pare para agir
Valorize a sua vida
Valorize a vida do seu próximo
Ame mais, viva mais
E acima de tudo, faça o bem acontecer.
Parabéns a todos pelo trabalho!

Fotos: Professor Antônio

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *