Condeúba: Sessão da Câmara foi bastante movimentada com Projetos e Indicações

Oclides da Silveira

galo 9
Vereadores: Arlindo Cruz, Nena, Antonio Chaves e Carlito José Pereira

Neste dia 28 de setembro de 2017, a Sessão da Câmara dos vereadores no Pequeno Expediente houve as Indicações nº 79 de autoria do vereador Arlindo Cruz para Fazer uma Praça em frente ao Hospital Dr. José Cardoso dos Apóstolos. As indicações de nº 80 para limpeza da barragem do Umburuçú a nº 81 para limpeza do tanque na Lagoa do Barro, a nº 82 para limpeza da barragem do Mocambo dos Batistas, essas 3 foram de autoria do vereador Fabiano Ferreira. Indicação nº 83 para o Prefeito tomar providência no encanamento do esgoto da Rua 21 de Abril que está escorrendo a céu aberto em todo o Bairro do Divino, essa foi de autoria do vereador Carlito José Pereira. Indicação da vereadora Nena para que seja criado o Conselho da Mulher.

Requerimento da funcionária Tagliane solicitando licença prêmio por 3 meses a partir de 1º de outubro próximo. Foi feito a leitura de um Projeto de Lei dando nome de Av. vereador Joventino José Pereira para aquela que sai de frente a Escola Dário Lima que conhecida como Rua que sai para a Feirinha, de autoria do vereador Fabiano Ferreira. Foi lido ainda uma Moção de Pesar em face do falecimento do ex-vereador Joventino José Pereira de autoria do Gabinete da Residencia e com anuência de todos os vereadores. 

C6
Vereador José Reis

Já no grande expediente fez uso da tribuna o vereador José Reis – PCdoB, que disse, “me sito triste com a má administração do atual Prefeito, tirou os exames laboratoriais do Distrito do Alegre reduzindo por mais da metade, o povo da região está sem água, sem sinal da tim, Mercado municipal sem banheiro, ambulâncias velhas. O Prefeito deveria pelo menos dar continuidade da administração anterior”, esbravejou o vereador Zé Reis.

C 5
Vereador Fabiano Ferreira

Fabiano Ferreira – PTB, concordou com seu colega que lhe antecedeu e disse, ” o Prefeito anterior deu um aumento de 6.35% aos servidores públicos. O Prefeito Silvan Baleeiro entrou na Justiça para anular a Lei Municipal nº 952/2016, porém ele perdeu na primeira instância e o Prefeito continua recorrendo, com isso os trabalhadores vão ficando cada vez mais angustiados. Perguntamos por que o Prefeito não manda um projeto de Lei abaixando os salários dele e dos secretários? Foi constatado gratificações até de R$ 2.000,00 por funcionário, isso que não dá para entender. Sr. Prefeito peço encarecidamente que olhe com mais carinho para nosso povo”, concluiu Fabiano.

C 4
Vereadora Maria Neres de Sousa Brito – Nena

Vereadora Nena – PSDB, disse “venho aqui defender a minha Indicação no sentido de criar um Conselho da Mulher vinculado à Secretaria de Ação Social, para que as mulheres possam contar com mais este instrumento de defesa dos mal tratos, preconceitos, violência e agressões que sofremos constantemente, este Conselho virá de encontra a proteção da mulher. Ele será composto pelo Governo e sociedade civil organizada de forma paritária. Quero aqui registrar que o Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública já está operando em parceria com Condeúba, a parte de sorologia, exames mais caros já estão sendo liberados. quanto ao sinal da operadora Tim que não está funcionando no Distrito do Alegre não é culpa do Prefeito, se quiser resolver isso vamos buscar nossos Deputados e tentar resolver com eles, ” concluiu Nena.

C 3
Vereador Carlito José Pereira

Carlito José Pereira – PP disse,  “Essa Indicação de nº 84 que fiz é para melhoria sanitária da Rua 21 de  Abril, mas fiquei sabendo também que o problema está em todo o Bairro do Divino esgoto correndo a céu aberto. Outro detalhe são as linhas de ônibus escolar que estão sendo subfaturadas, pegamos uma linha que passa pelo Olho D’água, Baixão, Ripa e vai até o Higino, em nossa medição deu 56 Km, num entanto a Prefeitura está pagando 80 KM, ora, isso dá 24 Kms a mais por mês, sendo assim essa linha está subfaturanda R$17.328,00 ao mês. Não vou denunciar ao Ministério Público, vou dar um tempo de 15 dias para o Prefeito se manifestar e corrigir isso com devolução do que foi pago a mais, caso contrario imediatamente estarei denunciando”, Falou o vereador Carlito.

C 1
Vereador Reginaldo Nascimento

Reginaldo do Nascimento – PSB inicialmente agradeceu a Deputada Fabíola Mansur do seu partido que através de uma emenda conseguiu viabilizar um trator para a Comunidade da Cerquinha. Agradeceu ao Secretário de Transporte pela atenção a ele dispensada, atendeu as reivindicações nas estradas de sua região, assim como ao Secretário da Agricultura que lhe disse, o fornecimento de água estava funcionando 100%. Reginaldo disse “também da crise que estamos enfrentando na área política que acaba atingindo outros setores da economia. O FPM este mês caiu 40% em relação ao mês passado. O sofrimento do povo com relação a saúde é muito grande, pois não tem dinheiro para comprar os remédios necessário e ai eles acabam vindo pedir ajuda a nós para comprar seus remédios e nós não temos como ajudar todo mundo. O momento é de união peço aos demais vereadores para que não se divirjam tanto, vamos trabalhar mais unidos para o bem do povo. Fazendo como o Governo de Rui Costa que tem trabalhado muito pelos município, inclusive Condeúba, que ele Rui tem investido uma barbaridade, principalmente na zona rural”, pontuou Reginaldo.

C
Vereador Maurilo Guilherme

Maurilo Guilherme – PT disse “tomei conhecimento de um paciente que chegou às 03:00 horas e o médico estava dormindo e não foi acordado para atender o paciente, o médico só apareceu na enfermagem por volta das 07:00 horas já para mandar o cidadão para casa. Ora! entendemos que gestão humanitária, a administração tem que encarar uma situação desta e punir os verdadeiros culpados. Maurilo congratulou com o vereador Reginaldo, dizendo que com a Presidente Dilma diziam que a crise estava muito alta, só que com o Presidente Temer quase triplicou essa tão fadada crise. A salvação nossa aqui é o Governo do Estado Rui Costa que tem feito muito em todo o Estado inclusive em nosso município”, afirmou Maurilio Guilherme.

C 2
Presidente vereador Silvano dos Santos Pereira

O Presidente Silvano dos Santos “disse que foi notificado pelo Ministério Público quanto a Lei Municipal nº 952/2016 feita pelo Governo de Guto para conceder o aumento de 6,35% aos funcionários públicos municipais, mas que recorreu e um Desembargador acatou o seu recurso, dando pela legalidade a criação da Lei e consequentemente o aumento para os funcionários, a penas ainda cabe recurso na ação”. Silvando aproveitou para informar a todos que a próxima Sessão será Itinerante e ocorrerá na Fazenda Pé da Ladeira, disse o  Presidente que em seguida encerrou os trabalhos. Faltaram à Sessão de hoje os vereadores Toinho Terencio e Conceição.

Fotos: JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *