Condeúba: Sessão da Câmara em ritmo especial, com cobrança da OAB pela manutenção da nossa Comarca

Por Oclides da SilveiraBira VIIIA Sessão da Câmara desta quita-feira dia 01 de junho de 2017, iniciou-se com a leitura da ata da Sessão anterior, mais o pequeno expediente que foi lidos alguns ofícios, requerimentos e convites, além de ter aprovados dois Projetos de Leis.

Bira XI
Dr. Ubirajara Ávila Pres. da OAB Vit. da Conquista

No grande expediente foi destinado inicialmente à fala do Advogado Dr. Ubirajara de Ávila Presidente da Sub-Seção da OAB de Vitória da Conquista. Ele que vem defendendo em cada localidade sede, além da manutenção das 9 Comarcas sob a Jurisdição da OAB Conquista e também a reivindicação para nomear juízes titulares para essas Comarcas.

Bira disse da importância da manutenção da Comarca de Condeúba, que por ser uma divisa de Estado, o que muito significa para a região, tem também a questão histórica que se acabasse com esta Comarca, estaria entre outras coisas maculando a história de Condeúba que é secular, pois foi me apresentado uma certidão de nascimento do ano de 1907. Olha só o valor histórico desse documento, afirmou Bira.

Bira X
Prefeito de Condeúba Silvan Baleeiro

Na seqüência o Prefeito Silvan Baleeiro fez uso da palavra e disse que tomou conhecimento que há vários funcionários de carreira da 2ª Instância que passaram por Condeúba e eles são unânimes em dizer que a nossa Comarca tem um valor histórico de suma relevância. Diante de tantos pontos positivos e favoráveis para a manutenção da nossa Comarca eu não tenho dúvida que conseguiremos mais esta vitória em parceria com os irmãos de Cordeiros e de Piripá, finalizou o Prefeito.O vereador Carlito em sua palavra, parabenizou a OAB pela luta e disse também, fizemos o possível de empenho nesta batalha em prol da manutenção da Comarca de Condeúba. Abriu um parêntese em sua fala e cobrou do Prefeito Silvan uma fiscalização no calçamento do Alegre que está afundando. Cobrou também correção do esgoto ao lado da Secretaria de Saúde que está correndo a céu aberto. Por outro lado parabenizou o Prefeito pelo início da reforma na quadra do Colégio Alcides Cordeiro que estava totalmente abandonada, reclamou Carlito, “não queremos confirmações que recebeu nossas Indicações, queremos sim a soluções das mesma, concluiu o vereador”.

Toinho Terencio fez uma saudação especial ao nosso advogado mais antigo de Condeúba Dr. Luis Anselmo e saudou o Presidente Bira pela desenvoltura que o mesmo tem demonstrado diante da OAB, realmente está fazendo uma revolução administrativa na entidade, pontuou o edil que também é advogado. Falou dos importantíssimos nomes que já se passaram por aqui como os Desembargadores Jaime Bulhões e José Alfredo além de tantos outros, disse ainda que este momento é de suma importância mantermos esse movimento de resistência, pois a luta continua nada chegou ao fim, não podemos baixar nossa guarda, concluiu.

O vereador Reginaldo disse ao Dr. Bira que ele foi feliz em dizer do grande prejuízo se perdermos essa Comarca, temos que continuar lutando de forma arquitetada como estamos até aqui, não só pela manutenção, mas que também seja definido Juiz titular para nossa Comarca, disse o parlamentar.

A vereadora e professora de História Conceição fez um importantíssimo depoimento histórico da nossa Comarca, disse a parlamentar: “Diante de um fato histórico como este que estamos vivendo, se fecharem a Comarca de Condeúba que é da época do Império, estarão ceifando junto a nossa história. Por isso, pedimos ao Prefeito Silvan que abra as portas das negociações em busca da manutenção de nossa Comarca”. Concluiu de forma positiva a vereadora Conceição.

Encerrando as falas o Dr. Luis Anselmo disse ser defensor do pequeno discurso e se ateve apenas parabenizando o Dr. Bira pelo bom trabalho desenvolvido diante da OAB, assim como o discurso do Prefeito Silvan sobre essa questão da manutenção da nossa Comarca que todos estão afinados no mesmo diapasão. Disse ainda que o primeiro Juiz titular que assumiu nossa Comarca foi o Dr. Pompilio Dias Leite em 2 de julho de 1923, finalizou o Casuístico.

Por último o Presidente Silvano dos Santos agradeceu o empenho de todos os Advogados nesta causa em especial o Dr. Ubirajara a quem neste momento passou novamente a palavra para suas considerações finais.

Dr. Bira agradeceu a todos pela participação e pela acolhida que ele teve na cidade. Finalizou dizendo que os Processos estão amontoados na primeira instância, uma vez que na segunda fluem muito bem, observou. Para encerrar faço um encaminhamento ao Presidente para que todos façamos uma foto emblemática com uma faixa simbolizando esta incansável luta, a qual esteve durante todo tempo estendida na frente da mesa do Plenário.

Estiveram acompanhando o Dr. Bira nesta noite os Advogados Dr. Saulo que é Delegado Regional da OAB Secção de Vitória da Conquista, acompanhado de sua esposa Dra. Graziela, Dr. Luis Anselmo, Dr. Ismael, Dr. Paulo Flores, Dra. Georgia, Dra. Suilane Novais Lima que faz parte da Comissão de Acompanhamento do Legislativo pela OAB, além do vereador Toinho Terencio que também é Advogado e o único representante que é Delegado Regional do SINPOJUD Wanderley.

A parte política esteve representada pelo Prefeito de Condeúba Silvan Baleeiro, com os vereadores de Condeúba Silvano dos Santos – Presidente da Câmara, Reginaldo, Fabiano Ferreira, Toinho Terencio, Conceição, Zé Reis, Maurilo Guilherme, Arlindo Cruz, Antonio Chaves e Carlito.

De Cordeiros estiveram presentes os vereadores, Fabiano que é o Presidente do Legislativo Cordeirense, Gil de Altino, Dão Joia, Demar, Zé de Leia e Pedrão. Fabiano em sua fala justificou a ausência do Prefeito de Cordeiros e disse lamentar a falta dos representantes do Judiciário nesta reunião que contou com a presença apenas do Wanderley.

Fotos JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *