Condeúba: Segunda Sessão da Câmara ocorreu com muitas discussões entre o Governo e oposição

Por Oclides da Silveira

Novo Plenário e as galerias depois da reforma da Câmara

Segunda Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Condeúba realizada nesta quinta-feira dia 22 de fevereiro de 2018. com poucas ações no Pequeno Expediente, porém com muitos convidados na platéia, com boa parte do corpo administrativo do Governo presente para prestigiar a fala na tribuna livre do Secretário da Administração Antonio Alves de Souza, além dele estiveram também os Secretários Municipais da Saúde Wagney Silveira, da Educação Weber Spinola,  Chefe do Gabinete Paulo Henrique, Controladoria Interna Reinaldo Ribeiro, Diretor de Compras Laércio de Sousa, os escritores Antonio Santana e Jovino Coutinho, os Presidentes dos Partidos PCdoB José Carlos Batista dos Santos e do PMDB Neaci Rodrigues, os Presidentes da Central de Associações Manoel Antônio Soares e da ADCC Manoel Neto entre outros.

Grande ExpedienteSecretário Municipal de Administração Antônio Alves de Souza

“Fez uso da tribuna livre o Secretário da Administração Antônio Alves de Souza, que lamentou algumas postagens maldosas nas redes sociais feitas pelo vereador Carlito, onde o mesmo questionava a verdade dos descontos de 20% nos salários constantes no Decreto Lei nº 147/2017 conforme reza o referido desconto nos salários do Prefeitos, Secretários, e demais chefes de departamentos. Antonio Alves disse que era uma absurdo ter feito aquilo sem conhecimento e recomendou o vereador para que formulasse desculpas pelo erro cometido e que tomasse uma linha de postura ética na política, por isso, deixo aqui as provas do meu salário com os referidos descontos e junto com as provas meu repúdio pela atitude deste vereador”, esbravejou o Secretário Antônio Alves Souza.

Presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável José Carlos Batista dos Santos popular “Zé de Fernando”

O segundo a usar a tribuna livre foi o Presidente do Conselho de desenvolvimento e também Presidente do PCdoB José Carlos Batista dos Santos, cumprimentou o público em geral, “parabenizou o presidente do Legislativo pela reforma da Câmara, questionou que os vereadores não devia usar o celular durante as Sessões e lamentou que há exceção de 5 pessoas e citou os nomes delas, os demais vieram aqui a convite do Secretário da Administração para ouví-lo e bater palmas pra ele, mas o convite fica aberto para que todos venham sempre assistir as Sessões da Câmara e acompanhar o desenvolvimento dos nossos vereadores, presenciar o trabalho de cada um deles e não vir aqui só nas horas oportunas fazendo palanque”, lamentou o popular “Zé de Fernando”.

Vereador Carlito José Pereira

Carlito José Pereira – PP usou o seu tempo mais o do vereador Fabiano Ferreira que cedeu a ele na tribuna. Carlito parabenizou a Zé de Fernando pelas observações feitas e disse que ele usa o celular na hora das Sessões para se informar pois, o Regimento Interno da Câmara assim como a Lei Orgânica do Município estão no Celular, então eu uso com essa finalidade, mas respeito sua observação. Respondendo ao Secretário da Administração Antônio Alves de Souza, ele disse que postou sim de forma aberta sua opinião, não foi escondido ou anônimo cabe a quem não concordar seguir o caminho da justiça e não vir montar palaque aqui na Câmara para resolver problemas das redes sociais. Temos problemas mil a ser resolvidos aproveito para cobrar do amigo “Fabinho de Nuna” ele que é Diretor do departamento de água do município, o conserto da bomba do Riacho Seco que está quebrada há 60 dias e o povo sem água, essas questões são difíceis de aceitar neste Governo, a morosidade para resolver as ações. Aproveito para agradecer o Secretário de Educação pela sensibilidade dele em não fechar a escola da Mandaçaia do Alegre. Outro questionamento meu é sobre três professores que moram no Tamboril e vão dar aulas no Alegre a Prefeitura paga deslocamento deles, ao mesmo tempo traz uma professora de Condeúba pagando a ela o devido deslocamento. Pergunto onde está o real interesse desta administração em economizar deste jeito? Por último a esculhambação do Carnaval  deste ano ano foi de arrepiar, a Prefeitura não quis gastar nada para deixar a desordem em relação as musicas que foram executadas”, lastimou e vereador Carlito.

Vereadora Maria Neres de Sousa Brito – “Nena”

A vereadora Nena – PSDB na tribuna saudou a todos e “disse estou aqui hoje para semear a paz, leu o folheto da Campanha da Fraternidade 2018 da Igreja Católica, cujo o tema é “Fraternidade é superior a violência, o lema é somos todos irmãos” ao final ela disse para os vereadores refletirem sobre Campanha da Fraternidade deste ano. Em seguida a vereadora Nena questionou a fala do vereador Carlito dizendo que a bomba do Riacho Seco não fazia 60 dias que estava quebrada, ela tinha informações que a bomba quebrou no carnaval, aí uma voz masculina vindo das galerias afirmando a bomba quebrou Senhora vereadora no dia 2 de janeiro, eu moro lá e acompanho tudo. Nena preferiu ficar com sua informação e que teve notícia que na próxima semana a bomba estará consertada e funcionando. Outra questão foi dita aqui na Sessão anterior que teve uma senhora grávida e não foi atendida no hospital pelo médico, eu quero que alguém me prove isto, pois ela foi atendida e encaminhada pela regulação em Vitória da Conquista e foi devolvida em sua casa”, afirmou a vereadora Nena.

Vereador Antônio Terêncio – “Toinho”

Usando do tempo de liderança Toinho Terêncio – PSD foi a tribuna para agradecer ao Presidente do Legislativo pela reforma feito na Câmara, mas continuava reivindicando ao Presidente que faça o Plenário de forma côncava para facilitar a visão dos edis ao público e vice versa. Teceu elogios em sua fala ao Secretário da Administração Antônio Alves de Souza pelas suas colocações aqui sobre os descontos de 20% conforme previu o Decreto Lei nº 147/2017, disse ainda que só não foi descontados os 20% no salário da Vice-Prefeita Mara Rúbia, isso porque ela não autorizou, mas os demais foram descontados sim”, concluiu o vereador Antônio Terêncio.

Vereadora Conceição

Conceição – PT pediu um aparte ao vereador Carlito para explicar porque ainda não emitiu o relatório da Comissão de Saúde, o tempo ainda não passou e por isso, iremos sim fazer mais algumas reuniões e depois exaramos esse relatório para conhecimento de todos”, explicou a vereadora petista.

Esgotada a pauta o Presidente Silvano dos Santos agradeceu a presença de todos e estendeu o convite para que venham sempre assistirem Sessões, justificou a ausência do vereador Reginaldo que estava viajando e em seguida deu por encerrada a Sessão.

Fotos: JFC  

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *