Condeúba: Secretaria Municipal de Cultura lança o Projeto Biblioteca Viva

Por Oclides da Silveira

viva 6
Sra. “Iaiá”, Profª Grácia, Sra. Abelina e Profª “Bebezinha”

A Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer através da Biblioteca Municipal, vem executando com sucesso dentre outros, o Projeto “Biblioteca Viva” que tem como alvo principal, despertar naqueles que por uma razão qualquer estão impossibilitados de fazer a leitura cotidiana nos livros. Então esse projeto vem estreitar essa distância entre essas pessoas e os livros, por intermédio deste programa Biblioteca Viva e Itinerante.

Projeto Biblioteca Viva
“O projeto Biblioteca Viva compõe-se de várias ações permanentes e esporádicas, de natureza diversificada, dentro do espaço da Biblioteca Pública Municipal de Condeúba e itinerantes, com o propósito de dinamizar a Biblioteca, interagir com a comunidade condeubense e incentivar a prática da leitura em suas diversas modalidades.

Diante do avanço da tecnologia, do advento das redes sociais, da facilidade de buscar informações na internet, que muitas vezes vem pronta e pouco se exige de quem a busca, bem como outros contextos presentes na sociedade atual, o hábito da leitura está cada vez mais escasso. O livro deixou de ser o elo entre os povos, a outros tempos e pensamentos, conseqüentemente este novo olhar para a leitura trouxe o esvaziamento das Bibliotecas.

Destaca-se também a importância da Biblioteca Pública como incentivadora da prática da leitura, não só da leitura didática, mas também lúdica que é prazerosa. Diante desta realidade é de suma importância o fomento à leitura e à cultura, como contribuição social para incentivar a formação de cidadãos críticos e criativos, posto que, um povo que pouco lê, pouco conhece, e sem conhecimento, não cria e tão pouco, modifica sua realidade”.

OBJETIVO GERAL:

“O Projeto Biblioteca Viva, tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e amor pelos livros, promovendo através de ações diversificadas e da promoção de empréstimos de livros, um contato prazeroso com a literatura. Visa mostrar através da arte, a importância do contato com a literatura, revelando o poder da leitura e da escrita no desenvolvimento e evolução de um povo”.

Projeto biblioteca Viva: – Primeiro dia de visitação

viva 26Sra. “Visse”, Grácia e Leisy

Em 18.10.2017 iniciamos as visitas aos idosos colocando em prática uma das atividades do Projeto Biblioteca Viva que tem como objetivo levar a leitura para as pessoas. Nesta data visitamos a Sra. Edelweiss R. Tôrres conhecida por todos como Sra.”Visse”. Apresentamos como funcionários da Biblioteca Municipal de Condeúba e que a nossa missão naquele momento era levar uma mensagem de otimismo e um incentivo a leitura.

A Sra. “Visse” tem 86 anos, é bem atualizada, usa o celular com desenvoltura, acessa a internet, vê vídeos no YuTube e tem o whatsApp., provando que a idade não é um obstáculo quando se tem vontade de viver, apesar dos longos anos de vida. A Sra. “Visse” já tem o hábito de ler e aprecia a literaturas de doutrina espírita, então levamos para ela o romance Laços Eternos de Zibia Gaspareto. Ela demonstrou entusiasmo e disse que iria iniciar a leitura nesse mesmo dia. “Finalizamos a visita com uma mensagem de otimismo”, “As bem Aventuranças do idoso”, ela agradeceu ficando a espera do nosso retorno.

viva 22
Sra. Alvina de Sousa, Leisy e Profª Grácia

Visitamos também a Sra. Alvina Sousa de 86 anos. Fomos recebidos com alegria e mais uma vez nos apresentamos como funcionários da Biblioteca Municipal. Falamos sobre a importância da leitura e o bem que a mesma faz para a mente, ela demonstrou interesse que façamos a leitura de contos e do Santo Evangelho. Na próxima visita já sabendo das preferências da Sra. Alvina então iremos satisfazê-la da melhor forma possível.

viva 20
Leisy, Profª Grácia, Sra. Dilva e sua filha Conceição

Ainda nos sobrou um tempinho para fazer uma visita a Sra. Dilva Oliveira, que tem 87 anos e ao chegarmos lá a mesma nos contou sobre a saudades que sente do seu marido Sr. João Alfaiate recém falecido, pois tiveram uma convivência harmoniosa durante 66 anos. Na residência da Sra. Dilva também não foi diferente, conversamos e falamos sobre a leitura, onde a mesma só interessou pala leitura do Santo Evangelho e ficou na expectativa da nossa volta para escutar o que ela mais gosta.

Segundo dia de visitação

viva 3
Sra. “Iaiá”, Profª Grácia, Sra. Abelina e a Profª “Bebezinha”

Em 19/10/2017- Visitamos a senhora Aracy Patente, conhecida como “Iaiá”. Ela tem 97 anos e ficou entusiasmada com a nossa visita. “IaIá” nos disse que já gostou muito de ler, mas que no momento ela prefere conversar sobre suas lembranças, isso vai ser possível, pois, a mesma é nossa conhecida desde há muito tempo. Na oportunidade conversamos sobre algumas lembranças que estavam adormecidas, porém não esquecidas.

viva 7
Sra. Lizete, Sra. Abelina e Profª Grácia

Também, visitamos a Sra. Lizete de Sousa, ela tem 97 anos, e está muito ativa. Falamos para a Sra. Lizete sobre o projeto e o motivo da nossa visita. Ela ficou entusiasmada nos dando a permissão de levar romances para ela fazer a leitura.

Colaboraram nesta matéria a coordenadora da Biblioteca Leisy, professora Grácia Torres e a Sra. Abelina.

Fotos: JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *