Condeúba: Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer fez dramatização do “Bumba Meu Boi” para Terceira Idade

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

O personagem folclórico do Bumba Meu Boi, contracenando com ator amador Paulo Henrique Cordeiro

Nesta quarta-feira dia 21 de agosto de 2019, numa tarde ensolarada, a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer através do Projeto Biblioteca Viva, levou a cultura popular para a Praça Jovino Arsenio da Silva Filho, com a seguinte programação: Inicialmente a professora Gracia Torres fez o acolhimento de todos, deu as boa vindas e os convidou para fazer um circulo e rezar a oração do Pais Nosso.

Em seguida a professora Gracia fez um pequeno comentário sobe a semana do Folclore Brasileiro, cuja comemoração ocorre no dia 22 de agosto. Para comemorar o nosso folclore brasileiro a partir de agora teremos uma dramatização teatral sobre o tema “Bumba meu boi”, esse é um personagem do Folclore do Nordeste brasileiro.

Logo após a dramatização, foi servido um lanche partilhado, composto de cuscuz, bolo de cenoura recheado, biscoitos chimango e chiringa, biscoito na gordura, pão de queijo e outros, regados a suco e refri. Na sequencia os músicos Elsio e “Custodinho 1.500”, cada um pegou sua sanfona. “Bida” no violão e Moacir no triângulo, formou a bandinha da Terceira Idade e começaram a tocar e cantar musicas de roda relembrando e comemorando nosso riquíssimo Folclore Brasileiro, o fubá foi até o crepúsculo da tarde com muita alegria e animação pelos participante cantaram e dançaram para não perder o costume.

NOTA: Foi aprovado a Lei Municipal nº 991 de 6 de agosto de 2018 de autoria do vereador Reginaldo Nascimento, reconhecendo o “REISADO” como Patrimônio Cultural Municipal, o qual deve ser lembrado nas comemorações do Folclore. Estiveram prestigiando o evento os diretores de Cultura Ygor Roberto e das Escolas do Campo Juari Nascimento, o Chefe de Gabinete Paulo Henrique além da vereadora Nena.

Fotos: JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.