Condeúba: SEBRAE é recebido de braços aberto pelo Prefeito Silvan

Por Oclides da Silveira

ascom 13
Prefeito Silvan Baleeiro dando boas vindas ao SEBRAE e ao público presente

Nesta quarta-feira dia 30 de agosto de 2017  às 20:00 horas no Salão Paroquial aconteceu uma reunião, onde foi implantado o SEBRAE em Condeúba. Muito bem vindo o Sebrae em nossa cidade e municípios circunvizinhos, agradeceu também a presença de todos, em especial aqueles prestadores de serviços e comerciantes que se fizeram presentes, essas foram as rápidas palavras do Prefeito Silvan Baleeiro na abertura dos trabalhos.

ascom 9
Josinete Viana Gerente Regional do Sebrae

Em seguida o Chefe do Cerimonial Paulo Henrique convidou a se desfazer a mesa e anunciouJosinete Viana Gerente Regional do Sebrae, para proferir a palestra sobre o que o Sebrae pode oferecer e de que forma. Inicialmente Josinete “falou que o Sebrae é uma organização não governamental regido por um Conselho e mantido por várias entidades como Universidades, Bancos Públicos, Federações Comerciais, Agricultura e tantas outras. Por tanto o Sebrae é uma entidade que não visa lucro e sim o desenvolvimento segmentado de todo um processo existente dentro de uma comunidade que vai desde um pequenino prestador de serviços, passando pelo comércio, indústria, agricultura, artes, artesanato entre tantos outros que podem se beneficiar com o apoio do Sebrae. Em Condeúba acabou de ser instalado uma sala do Empreendedor que fica ao lado do Setor de Tributos e a mesma não é do Sebrae, tão pouco o Agente de Desenvolvimento. Ambos se tratam de instrumentos previstos na Lei geral da micro e pequena empresa, a qual também é uma legislação municipal.”, finalizou a Gerente Regional da entidade Josinete Viana.

ascom 8
Victor David Filho Gerente de negócios da Desenbahia

Pela ordem Victor David Filho fez uso da palavra, ele que é Gerente de negócios da Desenbahia, “Disse Vitor, nossa entidade é do Governo Baiano e tem como parceiros o Banco do Nordeste, Sebrae e tantos outros órgãos de suporte, a Desenbahia visa principalmente o desenvolvimento de um povo através de suas organizações, mesmo porque os juros cobrados dos empréstimos, são bastante módicos, chega ás vezes 1.4 ao mês e assim tendo carência de um a dois anos dependendo do prazo e valor do empréstimo”. concluiu Victor.

ascom 2
Itamar da FECEB – Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia

Encerrando o círculo de palestrantes Itamar Figueiredo que veio representando a FECEB – Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia, trouxe como tema “Como criar uma Associação Comercial”.  “Disse em sua participação que tudo só pode começar pela organização, tendo em vista que tanto o Sebrae quanto a Desenbahia e todas as outras entidades que operam em qualquer área, só pode conceder empréstimos a pessoas devidamente organizadas como empresa constituída e assim sucessivamente. Por que vocês aqui de Condeúba não se organizam criando uma Associação Comercial para  defender e fortalecer os interesses dos comerciantes? Estou aqui para ajudar vocês, trouxe todo um processo de criação de Associação, o qual deixo aqui para vocês comerciais, industriais e prestadores de serviços, possam fazer uso do mesmo, simplesmente fazendo as adaptações da localidade, desejo boa sorte a todos, disse ainda, quero retornar aqui na posse da primeira diretoria dessa Associação Comercial de Condeúba” ponderou Vitor.

Estiveram prestigiando este evento o Prefeito de Condeúba Silvan Baleeiro, o Prefeito de Cordeiros Delci Luz, os vereadores de Condeúba Antonio Chaves, Toinho Terêncio e Maurilo Guilherme, os Secretários Municipais de Administração Toninho de Filó, de Finanças Aildo dos Santos, de Educação Weber Spínola, da Ação Social Marinalda Batista, Chefe do Gabinete Paulo Henrique, Controlador Interno Reinaldo Ribeiro, Diretor de Tributos João Avelar, Diretor das Escolas do Campo Juari Nascimento, ex-prefeito Odílio da Silveira, Alan Melo que foi o primeiro Agente de desenvolvimento do Sebrae no município e o atual  Agente de desenvolvimento do Sebrae em Condeúba Anderson Salomão, além de vários comerciantes e prestadores de serviços.

A comerciante Carlen Gomes e a historiadora Joandina Maria de Carvalho falaram do potencial  de Condeúba para o desenvolvimento local, mas manifestaram suas preocupações com as dificuldades de se levar adiante os projetos, tendo em vista a necessidade de uma conscientização maior. Os palestrantes  ressaltaram que de fato, é preciso que as pessoas queiram. Nem o poder público, nem o SEBRAE ou qualquer outra instituição podem fazer aquilo que é de responsabilidade da sociedade organizada e de pessoas conscientes. É preciso que sejam desenvolvidas parcerias.

Fotos: JFC. 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários sobre “Condeúba: SEBRAE é recebido de braços aberto pelo Prefeito Silvan

  1. Foi um momento muito importante para Condeúba e todos os municípios vizinhos, temos que ser parceiros e buscar o desenvolvimento do nosso comércio e população em geral. Espero que seja valorizado a inplantação do SEBRAE em nossa cidade, com muito compromisso e ação por parte de todos.

  2. É muito bom ter uma empresa como o SEBRAE para capacitar pessoas em Condeúba. Assim como as Cooperativas servem comercializar produtos oriundos da Agricultura Familiar, o SEBRAE servirá para orientar pequenos empresários a montar grandes negócios, ou seja, PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS, como diz a Globo. Eu tinha uma pequena Papelaria, a JRB, só não foi prá frente, porque faltou orientação do SEBRAE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *