Condeúba: Realizado no último domingo o segundo momento da Assembléia Paroquial

Por Agnério Souza

ap 8
Segunda Assembléia Paroquial

Dia 01 de outubro de 2017, a Igreja Matriz de Santo Antônio encheu-se de fiéis cerca de 300 pessoas compareceram com o comprometidos eclesiasticamente para ouvir, aprender e se capacitar com ensinamentos da Igreja, extraídos de documentos da CNBB. Desta vez, contamos com a colaboração da Irmã Rosana de Ibicoara que veio nos auxiliar. Irmã Rosana abordou o tema INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Para começar, ela tomou como base o Evangelho de João, Capítulo 4,5-30 em que Jesus dialoga com uma samaritana.

Usou o data-show e fez um brilhante trabalho. Com muita competência e habilidade, a Irmã passou a explicar passo a passo como deve ser a iniciação de uma pessoa na comunidade eclesial. Em primeiro lugar, Jesus pede à samaritana água para beber. Ela estranha o pedido, pois apesar de ser mulher, é samaritana cujo povo não se dava bem com os judeus. Segue-se um diálogo harmonioso entre Jesus e a mulher que passa a conhecer melhor a pessoa do Filho de Deus.

É Ele quem é a verdadeira fonte de água viva de cuja água a mulher deseja beber. Pela revelação, ela descobre que ele é profeta. Diz tudo o que já lhe acontecera, inclusive a história dos maridos que a mulher já teve. Por último, a mulher saiu para comunicar sobre o homem que ela encontrou no Poço de Jacó e que provavelmente ele é o Messias. Desse diálogo, surgiu o testemunho da mulher e todos daquele lugar procuram Jesus.

Começar uma vida cristã nos dias de hoje está muito complicado, mediante a fragilidade dos vínculos familiares, a perda do sentido do sagrado, a crise ética em virtude da perda de valores, a violência, a corrupção política, o tráfico de drogas, o pluralismo religioso, a Internet e as redes sociais digitais e outros impedimentos que dificultam a vida na Igreja. Mas é preciso buscar, tentar, lutar pelo bem da família e pelo bem das pessoas. Sabemos, que os processos de iniciação supõem uma Igreja em estado permanente de missão.

A Igreja sendo “comunidade de comunidades” é quem realiza a iniciação, esta se insere na vida plena de Deus, realizada em Cristo Jesus. No entanto, há necessidade de capacitação para todos. Com certeza a FAMÍLIA é chamada a ser o primeiro lugar de iniciação, pois é nela que se aprende a rezar, a viver os valores da fé. Cabe aos pais cristãos a responsabilidade de formação dos filhos no seguimento a Jesus. Isso se dá pelo BATISMO, EUCARISTIA E CRISMA.

A prática docente da Irmã era diversificada. Para cada 20 minutos de explicação, ela colocava um canto o qual Elaine acompanhava com voz e violão. Era hora de jogar oxigênio no corpo e recomeçar. O Grupo responsável pela Assembleia, nas pessoas de Elaine, Eva Guimarães, Jesuína, Suzana, Graça Amorim, Agnério, Flávio Prates, Sávio, Dores Duarte, Eudes, Suzane sobre a coordenação de Marly Costa não se cansou de trabalhar para tudo acontecer e dar certo.

Arrumação do Salão Paroquial para café e almoço, arrumação da Igreja Matriz com água, poço da Jacó como cenário, data-show com Carlos DJ, som com Adriano, Flores com Claudio Flores, cozimento de alimentos com Dona Rose e sua equipe fez valer a pena a dinâmica Assembleia. Mas, não terminou ainda. Padre José Silva vai dar continuidade nas novenas de Nossa Senhora Aparecida e a culminância de tudo isso será no dia 12 de outubro na festa da Padroeira.

Durante o novenário, de 03 a 11 de outubro, está programada uma Missa às 06h30min., da manhã em diversos lugares. A primeira, dia 03.10 será na Escola Dário Lima, a segunda na Capela do São Francisco, a terceira no Hospital Dr. José Cardoso dos Apóstolos, a quarta na Câmara Municipal, a quinta no Bom Jesus, a sexta no Divino, a sétima no São Vicente, a oitava na Santa Luzia e a nona em São João Batista. Todas às 06h30min., da manhã. É um desafio que nosso vigário está provocando e convida o povo a rezar com ele.

É bom que se diga, que a Missa pela manhã não faz parte do novenário de Nossa Senhora. Será um trabalho missionário da Assembleia Paroquial. Todos estão convidados. Sigamos o Programa da Festa. E todos também estão convidados e ao mesmo tempo convocados para rezar o Terço de Nossa Senhora a partir das 18h45min., devendo sair de uma casa previamente marcada. No dia 12 de outubro haverá Missa no DNOCS, às 07h00 da manhã, pois nossa Barragem está pedindo SOS. Vamos suplicar ao Pai das Misericórdias para ter piedade de nós, e abastecer o Açude Champrão com copiosas chuvas benfazejas ao nosso município.

 

 

 

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *