Condeúba: Realizada a 35ª Sessão Ordinária da Câmara, com mais um nome de candidata à Presidência do Legislativo

Por Oclides da Silveira

Os vereadores em pleno trabalho parlamentar, discutindo e encaminhando os projetos e Indicações

Foi realizada nesta quinta-feira dia 29 de novembro de 2018, a 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal deste ano.                                                                                                                      PEQUENO EXPEDIENTE: – Teve início às 19h10min., com a execução do Hino Nacional em seguida foi feito a oração do Pai Nosso. Prosseguindo os trabalhos o Presidente Silvano dos Santos declarou aberta a Sessão, que pela ordem o vereador Maurílio Guilherme 2º Secretário fez as leituras da Ata da Sessão anterior, dos ofícios nºs. 024, 053, 054, 267,268 e 271/2018. Leitura do Projeto de Resolução nº 007/2018 de autoria da Mesa Diretora que regulamenta alteração no Regimento Interno da Câmara. Leitura da Indicação nº 050/2018 que versa sobre colocação de placas nas ruas do Bairro Divino Espírito Santo , de autoria do vereador Maurílio Guilherme. Leitura do PL. nº 025/2018 do Executivo criando premiação na Atenção Básica. Leitura do PL. nº 026/2018 de autoria da vereadora Conceição dando nome de Enedino Rodrigues Moreira ao PSF localizado na Praça Rui Barbosa. Leitura do Parecer da Comissão de Justiça e Redação ao PL. (Emenda) nº 994/2018. Leitura da Ata das Comissões ao PL. nº 023/2018 de autoria da Mesa Diretora que regulamenta o pagamento de 13º Salário e 1/3 de férias aos agentes políticos. 

GRANDE EXPEDIENTE: 

Vereadora Maria da Conceição Nascimento Santos

Conceição – PT. Usando da tribuna disse: “Solicito aos meus colegas que votem favoravelmente a esse meu PL. nº 026/2018 que reapresentei pela terceira vez, pois, não podemos esperar mais. Deixo aqui a minha indignação mais uma vez, sobre algumas pessoas que sofrem de glaucoma e não estão tendo remédios ou ajuda da Secretaria de Saúde para os comprar, as consequências são as pessoas que já perderam a visão e outros estão no mesmo caminho”. Aparte solicitado pelo vereador Maurílio Guilherme e concedido pela vereadora Conceição, disse o parlamentar: “Estive por duas vezes em Vit. da Conquista no Hospital do Olho e lá está disponível o atendimento pelo SUS, ocorre que tem de haver interesse da nossa gestão para ir até lá e concretizar o interesse pelo atendimento”, concluiu Maurílio. Conceição retomando a fala agradeceu ao colega pela informação, e continuou dizendo. “Então, as vagas do povo de Condeúba estão garantidas, mas falta o Prefeito entrar com sua contra partida, o que ele não tem feito. Reafirmo aqui mais uma vez, que a saúde de Condeúba está ficando cada dia pior, só tem dois ou três Médicos atendendo, isso não é o suficiente para dar conta da demanda. Todos nós os vereadores é quem vem garantido esse atendimento ao povo, função essa que é da Prefeitura, os vereadores estão fazendo suas partes e também a da Prefeitura em relação a Saúde. O Prefeito Silvan marcou os 5 pontos de urgência na Saúde e ainda não cumpriu nenhum. Semana passada nesta mesma tribuna um vereador saiu em defesa do Prefeito contra um certo cidadão que o criticou, inclusive direcionou ao Prefeito palavras de baixo calão e xingamento, não que eu concordo com essa medida, porém o Prefeito precisa de retomar a administração que está totalmente abandonada, um verdadeiro descaso, na semana passada estava chovendo forte na cidade e lama e sujeira vindo de todo lado e não tinha ninguém para botar uma frente de trabalho para fazer a devida limpeza e o Prefeito viajando participando de festa em São Paulo, não é possível! Quando a situação está ruim temos que juntar esforços e resolver, aqui se faz o contrário o gestor vai viajar e deixar a coisa fluir. Aparte solicitado pela vereadora Nena e concedido pela Conceição, disse Nena “O pessoal que estão fazendo tratamento de glaucoma aqueles já inscritos estão indo normalmente e sendo atendidos, apenas os daqui que ainda estão sem atendimentos”, afirmou Nena. Retomando a palavra a vereadora Conceição disse: “Sua resposta não me satisfaz Nena, pois, tem muitos que já perderam a visão. Os meus relatórios na Comissão da Saúde são vergonhosos e até hoje nada do que eu apontei foi resolvido”, finalizou a parlamentar petista.

ORDEM DO DIA: Votação do Parecer da Comissão de Justiça e Redação ao Projeto de Lei nº 022/2018 de autoria do vereador Reginaldo Sobrinho Nascimento, que versa sobre dar nomes a logradouros públicos no Distrito da Feirinha. O Presidente colocou em votação única do Parece e em primeira votação  do Projeto, o qual foi votado e aprovado por unanimidade, ficando a votação em segundo turno para a próxima Sessão. Esgotado a pauta e nada mais havendo a se tratar, o Presidente Silvano dos Santos agradeceu a presença de todos e deu por encerrado os trabalhos às 20h13min. Faltaram a Sessão de hoje os vereadores Reginaldo Nascimento e José Reis, ambos justificaram e quem esteve prestigiando a Sessão de hoje foram os  ex-vereadores Fabiano Ferreira e Tony Sousa.

Candidata a Presidência da Câmara – Maria Neres de Sousa Brito (Nena). PSDB

Ao final da Sessão a vereadora Nena que é da situação, nos procurou e fez a seguinte afirmação: “Quero declarar  a meus colegas vereadores e ao povo em geral, que sou candidata à Presidência desta Casa de Leis, em sucessão ao atual Presidente Silvano dos Santos. Estou no meu segundo mandato, já acumulei conhecimentos suficientes para pleitear esse cargo, além de ser um direito que tenho, por isso resolvi me candidatar e oferecer essa opção de ter a segunda mulher na Presidência de nossa Câmara, que desde o primeiro Prefeito Cap. Joaquim Mutti de Carvalho, 1945 a 1947, por tanto há 73 anos, que foi constituída essa Casa de Leis e já se faz 18 anos que foi eleita a primeira vereadora no município e que galgou o cargo de Presidente, digo mais, se hoje temos algo concreto de conquista relevante em nossa Câmara nesse período de 73 anos, foi adquirido exatamente no mandato feminino, estou me referindo a aquisição da sede própria da Câmara que foi comprada na administração da Sra. Marinalda Batista. Entendo que está mais que na hora certa, para os colegas principalmente os homens, eleger novamente uma mulher, estou pronta e me ofereço a essa oportunidade para ser a segunda mulher a exercer o cargo de Presidente do Legislativo condeubense, conto com esse apoio de todos inclusive da amiga vereadora Conceição”, pontuou a candidata Maria Neres de Sousa Brito (Nena). 

Fotos: JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *