Condeúba: Realizada a 29ª Sessão Ordinária da Câmara sem movimentos de Indicações e Projetos 

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

Momento em que estava entoando o Hino Nacional

PEQUENO EXPEDIENTE: Foi realizada na noite desta quinta-feira dia 10 de outubro de 2019, a 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Condeúba. Inicialmente às 19:00 horas, foi entoado o Hino Nacional, em seguida o vereador Reginaldo fez um momento de reflexão. A seguir convidou todos juntos para professar a oração do Pai Nosso. Logo após o Presidente Maurilo Guilherme, vendo que havia numero legal de parlamentares, declarou aberta a Sessão. Em seguida foi feito a leitura da ata da Sessão anterior, a qual foi submetida a apreciação do colendo Plenário, que a aprovou por unanimidade e sem ressalva. leitura dos ofícios nº 005/2019 do vereador Silvano dos Santos solicitando do Prefeito esclarecimentos sobre alguns detalhes do PL. nº 20/2019, que está em tramitação na Casa. Ofício nº 052/2019, encaminhando indicações ao Prefeito. Leitura de um ofício sem numero da OAB representada pelo seu bastante procurador Dr. Ismael Ribeiro no sentido de ceder o salão da Câmara dia 1º de dezembro de 2019, das 8 às 17 horas.

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereador Silvano Pereira dos Santos

Silvano dos Santos – PT. Usando a tribuna disse: “Estive em Salvador com o Prefeito Silvan na segunda-feira passada dia 7 de outubro, para receber uma ambulância do Governo do Estado. Essa conquista só foi possível, graças a uma emenda do Deputado Federal Waldenor Pereira, contamos com a ajuda precisa dos vereadores Maurilo e Conceição, a quem agradecemos todos os envolvidos nesta reivindicação que conquistamos. Essa ambulância ficou tratado e acertado entre eu e o Prefeito Silvan para que a mesma seja destinada ao Distrito da Mandassaia. A ambulância já chegou está guardada no Pátio da Prefeitura, aguardando a documentação inclusive  a concretização do seguro para depois liberar. Esta ambulância custou aproximadamente 166 mil reais”, concluiu o vereador Silvan autor da propositura e conquista da Ambulância para sua região.

Vereador Arlindo da Silva Cruz

Arlindo Cruz – PROS. Na tribuna disse: “Quero parabenizar o vereador Silvano pela conquista desta ambulância para sua comunidade da Mandassaia. Quero aqui homenagear todos os Guardas Municipais, não só de Condeúba mas como todos os demais do Brasil,  pela passagem do seu dia que é hoje 10/10, eu que pertenço com muita honra a essa corporação. Quero falar de uma situação crítica que está acontecendo na cidade, pois, os cachorros estão cada vez mais avolumando nas  ruas de Condeúba. Aqui já foi cobrado por outros colegas a construção de um canil do Poder Público, venho juntar a esses colegas e cobrar do Prefeito a realização desta obra, pois, tem muitos cachorros doentes e atacando as pessoas nas ruas pessoas de idade andando com pau na mão para se defender dos cachorros, é preciso resolver esta questão o mais rápido possível. Outro ponto critico que estamos passando em nossa cidade, é a falta de espaço no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque, não tem mais condições de abrir uma cova e já se encontra restos mortais. Fiz uma indicação recente para ampliar esse Cemitério usando uma praça anexa que já é da Prefeitura”. O vereador Adilton pediu um aparte e de pronto Arlindo lhe concedeu. Disse Adailton “Eu já fiz uma audiência pública e infelizmente poucas pessoas compareceram, fico feliz com essa adesão a causa do vereador Arlindo, esse projeto pode e deve contar também com a participação da sociedade civil organizada. Já há um espaço público que está abandonado e temos que convencer o Prefeito para liberar esse local para os devidos cuidados dos animais abandonados nas ruas”, afirmou Adailton. Retomando a fala Arlindo completou “aproveito ainda para agradecer ao Prefeito Silvan pelo atendimento de minha indicação  na construção de uma quadra de areia ali na Praça da Evazão Bairro do Divino saída para o Bentevi”, finalizou Arlindo.

Vereadora Maria Neres de Sousa Brito (Nena)

Nena – PSDB. Usando a tribuna disse: “Quero parabenizar a Comunidade do Distrito da Mandassaia que reivindicou e foi atendida a solicitação de uma ambulância esse é um transporte de muita importância para aquela localidade e quem ganhou de verdade o presente foi aquela Comunidades. Quero aproveitar as falas dos vereadores Arlindo e Adailton sobre os cuidados dos cães, estamos procurando uma luz no fundo do túnel para resolver esse problema, pois, não é tão fácil assim, os animais precisam ser bem acolhidos com toda a estrutura de alimentação adequada, medicamentos e castrações. O canil é um sonho muito alto. Convido a população para fazer a castração tanto dos machos como das fêmeas para evitar sua proliferação. Quero homenagear as nossas crias, pois 12 de outubro é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida como também é o dia das Crianças. Temos que pedir a proteção divina para nossas crianças que elas que são o nosso futuro. Quero homenagear também os nossos queridos professores em nome da vereadora Conceição que é da área, pela passagem do seu dia que 14 de outubro”, pontuou a vereadora Nena.

Vereador Antonio Farias Terêncio Filho (Toinho)

Toinho – PSD. Usando a tribuna disse: “Venho aqui coadunar com os oradores que me antecederam, parabenizar o vereador Silvano dos Santos pela aquisição da ambulância para o Distrito da Mandassaia. Eu também trouxe uma ambulância com apoio da então deputada Ângela Sousa, eu havia indicado que aquela minha aquisição fosse para a Mandassaia e acabou não indo. Meu mandato faz uma homenagem hoje dia 10/10, que comemorado aos condutores de ambulância. Ao meu colega Arlindo eu estive cobrando o termino desta obra da avenida do Seinfra e eles me disseram que até em novembro terminará. Venho lendo e tentando entender o código de tributos, fiz uma emenda no seu artigo 214 isentando todas as entidades filantrópicas e reconhecidas de utilidade pública”, pontuou Toinho.

O Presidente Maurilo Guilherme, anunciou que pretende fazer algumas reformas no prédio da Câmara, como retificação na rede elétrica, muro da frente, no corredor e no arquivo precisa fazer algumas adaptações. Fizemos algumas economias no decorrer do nosso mandato de aproximadamente 26 mil reais. Esgotada a pauta e nada mais havendo a se tratar, o Presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrado os trabalhos, às 19h53min.

Fotos: Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.