Condeúba: Realizada a 21ª Reunião Ordinária da Câmara, com chiadeira e escorregão em casca de banana pelos vereadores

Por Oclides da Silveira

Os vereadores fazendo a oração inicial do Pai Nosso

Foi realizada nesta quinta-feira dia 16 de agosto de 2018, a 21ª Reunião Ordinária da Câmara com um pouco mais de assuntos a ser tratados pelos vereadores conforme segue:

PEQUENO EXPEDIENTE:                                                                                                                                        Foi feito  a leitura da ata da Sessão anterior, lido também os ofícios, comunicado do Ministério da Educação, leitura das Indicações nº 32 e 33/2018 a primeira no sentido de ser construídas mais casas popular e a segunda no sentido para que seja feito a limpeza das calhas dos rios que dão acesso à Represa Champão, ambas de autoria da vereadora Nena. Indicação nº 34 para que o Prefeito reorganize a feira livre de autoria de Arlindo Cruz. Lido ainda o Projeto nº 16/2018 de autoria do Executivo no sentido de fazer permuta de lotes urbanos por uma área no Riacho Seco de Gerosino para construir um novo Cemitério. Foi lido e posteriormente votado e aprovado o Requerimento nº 35/2018 de autoria do vereador Carlito encaminhado ao Prefeito Silvan.

GRANDE EXPEDIENTE:                

Professora Edmeire Conceição Santana
Professora Eliana Rocha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fizeram uso da tribuna popular as professoras Edmeire Conceição Santana e Eliana Rocha que “falaram de uma educação de qualidade não constitui uma tarefa fácil. Muitos obstáculos são encontrados, principalmente quando se refere às individualidades humanas. Convivendo com essas dificuldades no dia a dia vê-se que se faz necessário buscar alternativas para que haja uma melhoria significativa.
A Consultoria e Assessoria SER surgiu da parceria entre as professoras Edmeire Santana e Eliana Rocha, cujo objetivo é ajudar crianças, adolescentes e adultos, bem como sua família e escola a lidarem melhor com essas dificuldades, dando-lhes a oportunidade de progredirem e serem inseridos e aceitos com igualdade.
Também prestamos serviços de capacitação de profissionais em diversas áreas, principalmente na educação para que possam lidar com o público especial com maior eficiência. Há também o trabalho com palestras em diversas áreas. Contamos com parcerias de profissionais na área de saúde visando melhor atender as necessidades dos clientes”, concluíram as professoras.

Vereadora Maria Neres de Sousa Brito – “Nena”

Vereadora Nena – PSDB. Usando a tribuna e disse, “quero parabenizar as professoras Edimeire e Eliana pelo bom projeto apresentado, no que estiver ao meu alcance vou colaborar sim. Quero pedir aos demais colegas vereadores o total empenho para votar favoravelmente ao Projeto do Executivo para permutar os lotes urbanos pela área rural para ser feito o Cemitério do Riacho Seco, sendo essa uma indicação do vereador Reginaldo Nascimento. Também quero comentar da importância da indicação que fiz para a limpeza das calhas dos rios que dá acesso à Barragem do Champrão. a edil disse ainda sobre a indicação feita anteriormente para fazer a limpeza do açude do Olho D’água, bem como a devida recuperação das nascentes daquela região que se encontram devassadas”, finalizou a vereadora Nena.

Vereador Arlindo da Silva Cruz – “Arlindo Guarda”

Arlindo Cruz – PROS. Usou a tribuna para falar de sua Indicação nº 34/2018, que disse: Encaminho a Vossa Excelência, de acordo com o Regimento Interno Cameral e que seja submetida a presente indicação para apreciação do Senhor Prefeito Municipal, Silvan Baleeiro de Sousa solicitando dele que seja feita a devida reorganização da feira livre que ocorre uma vez por semana no dia de sexta-feira, fazendo as seguintes mudanças: 1º – Alinhando as barracas ao meio fio, para sobrar espaço adequado para o povo andar livremente sem causar congestionamento. 2º – Seguimentar os produtos por setor, ou seja, pintar os meios fios de verde só para verduras, pintar de amarelo para roupas, azul para alimentação e assim sucessivamente. 3º – Colocar contêineres (lixeiras) adequadas com capacidade de absorver todo o lixo produzido durante a feira. 4º – Manter fiscalização durante o período da feira. O edil disse ter passado pela feira e levado um escorregão numa casca de banana jogada ao chão, sendo que não havia lixeira por perto,” finalizou indignado o vereador Arlindo.

ORDEM DO DIA: Segunda discussão e votação dos Projetos 12 e 13/2018, sendo o primeiro autorizando a criação do Sistema de Educação e o segundo para criar o Conselho da Juventude. Também aconteceu a segunda discussão e votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, todos os Projetos foram votados e aprovados por unanimidade.

Usando o tempo de liderança os vereadores fizeram uma reflexão sobre a água da Barragem Champrão: 

Presidente vereador Silvano dos Santos Pereira

Silvano dos Santos – PT. Leu um documento referente as reuniões feitas pela Embasa, Ana, Prefeituras e outros com a sociedade civil, num entanto quase nada do que foi combinado está sendo cumprido.

Vereador José Ribeiro Reis – “Zé Reis”

José Reis – PCdoB. “Sugiro ao Prefeito que faça convenio com os Governos Federal e Estadual para comprar caixas de 16 mil litros, para coletar água das goteiras. Defendeu também a mesma tese que nós da Folha temos defendidos, que é a construção de um pequeno açude no leito do Rio Gavião e abrir uma vala ou sangradouro que leve suas águas para a Barragem do Champrão por gravidade”, disse Zé Reis.

Nena – Faço as minhas palavras às do vereador José Reis, concordo plenamente, o Prefeito tem ido a Salvador e Brasilia em busca de soluções.

Vereador Maurilho Guilherme de Sousa

Maurilio Guilherme – PT. “A Embasa não vem cumprindo a maioria dos compromissos que foi tratado em audiência pública, ela tem desrespeitado a vontade do povo. A Ana ficou de multar a Embasa se não fosse cumprido aqueles acordos feitos aqui, será que está multando mesmo ou é um faz de contas? Quem tem poder de cobrar e exigir da Embasa é o poder público Municipal. O papel do vereador é cobrar e chiar e isto nós temos feito”, pontuou Maurilio.

Vereadora Maria da Conceição Nascimento – “Conceição”

Conceição – PT. “Sou a Presidente da Comissão da água criada pelos vereadores e vamos marcar uma reunião na semana com o Prefeito e ver se ele toma alguma decisão”, disse a vereadora petista Conceição.

Vereador Antônio Rodrigues Chaves

Antônio Chaves – PMB. “Estou muito triste porque ninguém da administração estão preocupados com economia de água, pois vejo, bombas ligadas para molhar campo de futebol, sendo que lá foi construído um poço semi-artesiano  por que não usar a água deste poço”? esbravejou Chaves.

Vereador Carlito José Pereira

Carlito – PP. Saudou as Professoras Edmeire e Eliana pela iniciativa do Projeto e disse: “Apresentei requerimento cobrando do Executivo documentação do caminhão que faz a coleta do lixo do Alegre. Também cobrei que segundo boatos há mais de 5 meses não é pago esse serviço. Lembrando que ano passado pagou mais de 10 mil por mês pela coleta do lixo e nesse ano foi contratado por 3 mil ao mês. Cobrei também respeito pelo dinheiro público, onde fez uma lombada na estrada da Cerquinha e dias depois deslocou uma maquina para retirar a mesma lombada. Isto é falta de planejamento é desperdício com o dinheiro público. Com relação a cobrança do fornecimento de água pela Embasa é dever do Prefeito, ele que tanto cobrava da gestão anterior,” afirmou o vereador Carlito.

 

Estiveram prestigiando a Sessão de hoje os Presidentes Zé de Fernando do PCdoB e Ângela Cruz do PT além do ex-vereador Fabiano Ferreira do PTB. Faltaram os vereadores Reginaldo que está em viagem para Salvador e Adailton que justificou.

Fotos: JFC

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *