Condeúba: Realizada a 16ª Sessão Ordinária da Câmara com algumas emoções

Por Oclides da Silveira

Os vereadores professando a Oração do Pai-Nosso no início dos trabalhos

Nesta quinta-feira dia 14 de junho de 2018, foi realizada a 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal com algumas emoções diferentes e que coincidentemente vieram das duas vereadoras Conceição e Nena, logo adiante em suas falas estaremos dando os verdadeiros motivos emocionais das parlamentares.

PEQUENO EXPEDIENTE:  

Foi lido a interminável e enfadonha Ata da Sessão anterior (desnecessariamente),  pois nos parlamentos modernos não se lê atas de forma rotineira, só se faz se for requerida por um dos membros. As Atas devem ser lidas emendadas e aprovadas, meia hora antes das Sessões de forma interna e depois vincula a aprovação daquela ata à Sessão do dia. Outro ato fora de moda da nossa Câmara é a exibição do Hino Nacional antes das Sessões, isto não existe mais nos parlamentos modernos. Parabenizamos a atual legislatura em especial a mesa diretora que está buscando reformas tanto na Lei Orgânica com no Regimento Interno daquela Casa de Leis, fica aí a nossa sugestão a título de colaboração.

Foi votado e aprovado o Requerimento nº 09/2018 de autoria do vereador Reginaldo Nascimento solicitando do vereador Carlito que ele informasse onde está o paradeiro das madeiras e dos materiais que foram retirados da cobertura antiga quando ele foi Presidente daquela Casa de Leis, ele processou a reforma do prédio e prestou contas dos materiais antigos.

Foi feito a leitura do Projeto de Lei nº 13/2018 do Executivo que cria o Conselho da Juventude, o qual será vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer. Teve ainda leituras de convites das escolas sobre as festas juninas.

GRANDE EXPEDIENTE:

Professor Agnério Evangelista de Sousa

O professor Agnério Evangelista de Sousa fez uso da tribuna popular para dar esclarecimentos aos vereadores sobre o PL nº 12/2018 que versa sobre a criação do Sistema Municipal de Ensino. “o Professor Agnério deu ênfase a necessidade da criação deste sistema para nós aqui de Condeúba”, pontuou o Professor.

Vereadora Maria da Conceição Nascimento Santos

Maria da Conceição Nascimento – PT Usando a tribuna, “disse agradeço ao Secretário de Obras Dinailde que atendeu a sua indicação para reformar as estradas dos Morrinhos dos Farias. Por outro lado, quero deixar aqui a minha indignação sobre esse dias que não vem tendo aulas e os professores tem que trabalhar sábados ou a noite como ocorreu na última segunda-feira dia 11/06, que não teve aula por conta dos professores ter que ir a noite na Trezena de Santo Antônio e lá eu vi professores assinando suas presenças nos bancos dos jardins, já tivemos aí as caminhadas da paz, sem os alunos porém foi dado como dia trabalhado para os professores, isso é um desrespeito para com a educação do nosso município, na atual circunstância não vamos ter os 200 dias letivos mesmo, isto é uma vergonha, só nos deixa indignada”, questionou a parlamentar petista que é professora na rede Estadual de Ensino.

Vereadora Maria Neres de Sousa Brito (Nena)

Maria Neres de Sousa (Nena) – PSDB Usando a tribuna “disse que não estava tão feliz com as estradas dos Morrinhos dos Farias porque ainda não tinha terminado e ainda retiraram as maquinas de lá, disse que a reto escavadeira está emprestada para a Secretaria de Cultura, pois está ajudando na ornamentação das  ruas, mas espera que o serviço seja recomeçado o mais rápido possível. Por outro lado, Nena disse ainda que estava cheia de felicidade por ver um sonho realizado, ou seja, Os Médicos Dra. Keila e Dr. Renato e a Administradora do Hospital Taisa Carvalho compraram com recursos próprios um desfibrilador e doou para o Hospital Dr. José Cardoso dos Apóstolos, sendo que esse instrumento é uma ferramenta indispensável no Hospital, por isso da minha gratidão a esses profissionais que tanto dedicam a seus trabalhos de forma permanente”. desabafou de forma emocionada a parlamentar Nena.

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento

Reginaldo Nascimento – PSB Usando a tribuna “Disse que se reuniu com o Prefeito Silvan  e ele me informou que fez um oficio e encaminhou à Embasa solicitando a empresa que fosse feito o devido racionamento de água, porém até agora a Embasa não se manifestou a esse respeito. Em relação ao que a vereadora Conceição falou sobre o possível não cumprimento dos 200 dias letivos, isso não é novidade, pois eles nunca foram cumpridos nas gestões anteriores”, afirmou Reginaldo.

Vereador Adailto Ramos

“Num Aparte o vereador Adailton Ramos PCdoB, reclamou do Prefeito Silvan que nas eleições prometeu o mundo para os eleitores, para ele rever com uma camada de asfalto as ruas que são calçadas, pois, os cadeirantes não podem transitar nessas ruas calçadas que tem gretas e enrosca as rodas de suas cadeiras”, implorou ao Prefeito o vereador Adailto Ramos.

Vereador Maurilio Guilherme de Sousa
Vereador de situação
Vereador de oposição

Vereador Maurilio Guilherme – PT Usando o tempo de liderança “disse os vereadores de modo geral as vezes quando estão na situação parecem um gatinho na mão do Prefeito e quando eles estão na oposição parecem um leão. Diante dessa situação quero aqui parabenizar o vereador Arlindo Cruz que é da situação, mas vem tendo um comportamento exemplar nessa Casa de Leis, ele não se declina a votar onde o Prefeito manda, a exemplo da Sessão anterior que ele votou contra a urgência pedida pelo Prefeito. O vereador Arlindo tem se empenhado com muito critério em suas votações visando sempre o melhor para o povo. Por outro lado eu fiquei triste com a noticia dada pela vereadora Nena, pois, um desfibrilador que custa em torno de 6 a 8 mil reais e que realmente é de extrema necessidade num hospital, haja visto o que ocorreu recentemente com nosso amigo recém falecido Manoel da Boa Vista que teve paradas cardíacas e os médicos tiveram que reanimá-lo na mão. Muito bem estão de parabéns a administração do hospital, porém é uma vergonha para a Prefeitura não se responsabilizar na compra de um instrumento relativamente barato e de suma importância para o Hospital Municipal lamentavelmente”, lastimou o Parlamentar Maurilio Guilherme.

Fotos: JFC 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários sobre “Condeúba: Realizada a 16ª Sessão Ordinária da Câmara com algumas emoções

  1. Foto patética essa, de vereadores, representantes de um estado laico , realizando em uma sessão na casa do povo, que deve representar a todos ( católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas e até mesmo satanistas). Fanatismo e hipocrisia pura!

  2. Das falas dos vereadores, ontem, dia 14.06:
    Dou razão a Conceição, porque sou um defensor dos 200 dias letivos dos alunos. Está na Constituição Federal, na LDB, no PME e agora no Sistema Municipal de Educação; é só obedecer. Dou razão a Reginaldo, quando fala da imprudência da Embasa em que querer racionar a água, tão escassa no nosso Açude. Afinal, a Embasa adquiriu do DNOCS por preços simbólicos, segundo informação de um funcionário, já falecido, do DNOCS. Por que nos vende por preços elevados? Precisa racionar para ele ter o que nos vender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *