Condeúba: Realizada a 14ª Sessão Ordinária da Câmara, com leitura de “Moção de Pesar” pelo falecimento de “Manoel da Boa Vista”

Por Oclides da Silveira

Sessão realizada sobre a Presidência do Vice Reginaldo Nascimento Sobrinho

Foi realizada a 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira dia 24 de maio de 2018, sobre a Presidência do vereador Reginaldo Nascimento Sobrinho, ele que que é o vice-Presidente de Silvano dos Santos que esteve impossibilitado de estar presente, devido a um curso que está fazendo fora da cidade, justificou Reginaldo. Estiveram prestigiando a Sessão os Presidentes Ângela Cruz do PT e Zé de Fernando do PCdoB.

PEQUENO EXPEDIENTE

Após a execussão do Hino Nacional e feito a oração do Pai Nosso o Presidente declarou aberta a 14ª Sessão Ordinária. Em seguida foi feito a leitura da Ata da Sessão anterior pelo 2º Secretário Maurilio Guilherme, leituras das respostas dada pelo Chefe de Gabinete Paulo Henrique sobre as Indicações, leitura do convite da festa junina da Creche Vovó Clemencia Sofia.

GRANDE EXPEDIENTE

Vereador Maurilio Guilherme de Sousa

Maurilio Guilherme de Sousa – PT Usando a tribuna, ele fez a leitura da Moção de Pesar feita pelo Deputado Estadual José Raimundo através da ALBA em face do falecimento de Manoel Antônio Soares o popular “Manoel da Boa Vista”. “Maurilio reafirmou ainda que não só a Comunidade da Boa Vista, mas também todo o município e região sentirá a falta deste grande cidadão chamado Manoel da Boa Vista, que tanto defendeu as causas públicas e sociais de nosso município e região. Maurilio enalteceu a participação de Manoel nas entidades, tendo sido Presidente por 4 mandatos da Associação da Boas Vista, foi Presidente da Central das Associações do Município de Condeúba por 3 mandatos e foi Presidente ainda do CMDES por  um mandato. Maurilio disse ainda que por influencia dos Deputados Waldenor e Zé Raimundo junto ao Governo do Estado com sua participação e da vereadora Conceição, está sendo possível as construções das barragens do Mucambo e da Mandaçaia. Maurilio finalizou sua fala dando total apoio à greve dos caminhoneiros que está paralisando o Brasil. Usando o tempo de liderança, Maurilio pediu para retirar de pauta o Projeto nº 07/2018 de sua autoria, o qual dava o nome de Anísio Teixeira a Escola da Boa Vista, o Presidente botou em votação e foi aprovado por unanimidade. Maurilio disse que usará aquela importantíssima obra para homenagear dando o nome a ela de Manoel Antônio Soares”,  concluiu sua fala o parlamentar Maurilio Guilherme

Vereador Carlito José Pereira

Carlito – PP No uso da tribuna fez uma pequena referencia ao falecimento de Manoel e congratulou com a fala de Maurilio sobre o assunto. Carlito disse: “Quero aqui chamar a atenção do povo de Condeúba pelos rombos que a atual administração está  causando ao erário público. Recebi uma notificação do TCM, no sentido de que aquele Órgão tinha aceitado uma denuncia que fiz contra o atual Prefeito sobre a dispensa de licitações no valor de 240 mil reais na área de transportes. O prefeito Silvam alegava que não tinha recebido as maquinas da administração anterior em bom estado de funcionamento, razão pela qual o Prefeito fez um Decreto de calamidade e se embasou nele para fazer as contratações sem a devida licitação. Carlito disse ter entregue junto com a denuncia ao TCM., Fotos dos Secretários recebendo as chaves das suas respectivas Secretarias sem nada reclamar,além do que colocou um vídeo das maquinas em pleno funcionamento, motivo este que o TCM achou por bem em multar o atual Gestor em R$ 8.000,00 (oito mil reais). Carlito fez ainda a seguinte reflexão: O então Prefeito Marcolino que exerceu o mandato por 3 legislatura teve 4 denuncias. Odílio com 2 mandatos teve 1 denuncia. Guto com 1 mandato teve 1 denuncia. O Silvan com um ano e 5 meses de mandato já está com 4 denuncias, e o pior, uma já foi convertida em multa, sendo que nenhum dos outros Prefeitos sofreram multas pelas denuncias ocorridas. Isso vem retratar a gravidade dos fatos. Outro assunto que o vereador Carlito abordou foi sobre a ação que o Prefeito Silvan  moveu para não pagar o aumento de 6.35% aos funcionários públicos e ao mesmo tempo ele deixou de pagar os funcionários, pois bem, o Prefeito já perdeu na primeira e na segunda instância, essa dívida hoje já está aproximadamente em torno de um milhão e cento e sessenta mil e o Prefeito não chama os funcionários para negociar essa dívida vai deixando e ganhando tempo para jogar o problema talvez para a próxima administração. Estamos preocupados com a má assessoria jurídica do Prefeito, aliás sempre denunciamos essas mazelas desta assessoria”, afirmou o vereador Carlito.

Vereador Antônio Farias Terêncio Filho (Toinho)

Toinho Terêncio – DEM usando do tempo de liderança, aproveitou para render às palavras de Maurilio externadas ao falecimento de Manoel da Boa Vista e disse ter conhecido de perto todo o trabalho dele em prol daquela comunidade. Disse ainda que o Prefeito Silvan está em Brasilia e pediu que a vice-Mara Rúbia fosse até Conquista representar o município de Condeúba numa reunião promovida pelo Sebrae, na qual fui também e representei o nosso Legislativo. O Projeto chama-se Pro-Conquista e se refere ao investimento na industria de biscoitos dos municípios de Vitória da Conquista e Condeúba. Estiveram participando desta reunião os bancos do Brasil, CEF., Banco do Nordeste e Desembahia, todos com interesse em investir neste Projeto, ficou acertado ter mais uma reunião no próximo dia 6 de junho em Vit. da Conquista para realizar os acertos finais”, disse Toinho.

ORDEM DO DIA

Foi votado o parecer das Comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento sobre  o Projeto de Lei nº 06/2018 do Executivo, bem como sua primeira votação do referido Projeto, que por unanimidade foi aprovado,ficou para a próxima Sessão a segunda votação. O Presidente em exercício Reginaldo Nascimento informou que na próxima semana não haverá Sessão por ser feriado de Corpo de Cristo dia 31 de maio. Em seguida nada mais havendo a se tratar deu por encerrado os trabalhos.

Fotos: JFC

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *