Condeúba: Projeto Biblioteca Viva continua levando leitura às pessoas impossibilitadas de ir até a Biblioteca

Por Gracia Torres e Deise Alves

As professoras Deise e Grácia ladeadas à Srá Zulmira Duarte 87 anos

O trabalho com a leitura através do Projeto Biblioteca Viva tem como finalidade a formação de leitores idosos conscientes de seus direitos e deveres, pois a possibilidade que a leitura trás e a compreensão de diversos textos trará o empoderamento em sua vida em diversas situações que venham ocorrer.

O projeto Biblioteca Viva leva o idoso a compreender o processo do envelhecimento humano, promove a saúde, o bem-estar.

Sempre que ouvimos a frase “incentive a leitura”, pensamos logo nas crianças, não é? Mas nos esquecemos de que há outros grupos na sociedade que se beneficiariam muito com o hábito de leitura, especialmente os idosos. Um livro pode ser um grande companheiro e beneficiar a saúde física e emocional de quem chegou na terceita idade.

Vários estudos apontam que para minimizar os efeitos negativos do envelhecimento, especialmente nos casos em que o idoso encontra-se deprimido, o estimulo é o melhor caminho, nesse sentido vale tudo: ver filmes, visitar exposições, dançar, cantar e, claro ler.

A leitura manterá a mente em atividade, recebendo estímulos constante e até mesmo assimilando novos conhecimentos, contribuindo, além de tudo, para evitar retardar o aparecimento de doenças neurológicas degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.
Pensando nisso a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer representada pelo seu Diretor Ygor Roberto, que comanda também a Biblioteca Municipal e as colaboradora Marittza Danielle Ribeiro e as Professoras Deise Alves Moreira e Grácia Maria Ribeiro Tôrres, estão engajados nesse grandioso trabalho de levar a leitura até a residência desse público, pois o bem que isso trará será maravilhoso para os idosos e contribuirá para que essa seja, de fato, a melhor Idade!

No decorrer da caminhada já foram disponibilizados e emprestados vários livros como:
A Viuvinha, Lucíola, Senhora de José de Alencar, 101 formas de falar com Deus, Quem mecheu no meu queijo e muitos outros.

Visitas nas residencias que foram efetivadas: 

Flor de Nice da Silva, Ordelina Maria da Silva, Catharina do Sacramento – 79 anos, Joaquina Benedita Maria de Jesus – 83 anos, Aloísia Viana – 88 anos, Elza Farias  Ribeiro – 90 anos, Eunilda Ribeiro Braga – 69 anos, Araci Patentes 98 anos, Elizabeth Patente – 78 anos, Lizete Sousa – 98 anos, Dilva Alves de Oliveira – 88 anos, Idália Hermes de Souza – 63 anos, Maria Pereira Flores – 64 anos, Izabel Alves Pereira 72 anos, Zulmira Duarte 87 anos, Alvina Sousa – 87 anos, Edelweiss Ribeiro Torres – 87 anos.

Fotos: Profª Gracia

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *