Condeúba no XIV Encontro da ABHO

Por Oclides da SilveiraNo dia 03 de maio, a professora Joandina Maria de Carvalho apresentou o trabalho Condeúba, uma importante cidade sertaneja na década de 1920 dentro do Simpósio Temático As cidades no Brasil Republicano: desafios do tempo presente. O simpósio fez parte da programação do XIV encontro nacional de história oral que aconteceu de 02 a 04 de maio de 2018 na UNICAMP- Campinas – SP.
Aqui um resumo do trabalho apresentado.

A vila de Santo Antônio da Barra, após a proclamação da República passou a se chamar Condeúba. Situada na região sudoeste da Bahia, a cidade figurou entre as principais do estado no período denominado como Primeira República. Essas constatações só foram possíveis devido a pesquisas desenvolvidas por pesquisadores que se debruçaram sobre fontes orais, escritas e iconográficas. Os depoimentos de idosos da comunidade revelaram a existência de uma outra cidade e de novos aspectos da sociedade local e regional.

A partir de 1930, Condeúba entrou em um processo de declínio e não houve por parte do poder público e da sociedade condeubense o devido cuidado com a memória e história da cidade. Apenas nos últimos dois anos, o poder público local e a sociedade estão se voltando para o cuidado com o Paço Municipal, um bonito prédio do século XIX, onde existem registros deixados pela Coluna Prestes em abril de 1926. Quando passaram por Condeúba, membros da Coluna se encantaram com a cidade e de uma maneira especial com o Paço.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Condeúba no XIV Encontro da ABHO

  1. Eu jesuino jose da silva ,codeubense me junto à toda populacao do municipio e regiões nas comemoracoes da abho com muito horgulho de nossa terra natal e da história de nossos antecedentes ,amo condeuba ;Grande abraco a todos os condeubenses ……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *