Condeúba: Mantida a tradição de acender as fogueiras de São João na cidade e na zona rural

Por Oclides da Silveira

Dia 23 de junho às 18:00 as pessoas acendem as fogueiras, fazem alguns agradecimento a Deus por mais um ano alcançado e oram pela família, parentes, amigos e todos os doentes, depois vão comemorar com alegria

Na cidade de Condeúba, foi grande a procura pelas tradicionais fogueiras para a celebração do São João. Mesmo com os eventos e shows musicais na Praça do Forródromo, e outros grandes eventos programados para os festejos em algumas cidades vizinhas, na cidade e zona rural, muitas famílias preferiram celebrar o santo forrozeiro em casa, à beira da fogueira, mantendo assim a tradição.

Com essa opção feita pelo povo,  cresceu as ofertas dos vendedores de fogueiras, que tiveram um aquecimento nas vendas desde o início da semana passada. Os chamados tiradores e vendedores de fogueiras receberam vários pedidos antecipados de fogueiras, que este ano foram comercializadas entre os valores de R$ 30,00 a R$ 50,00, dependendo do tamanho da fogueira. São vários os tiradores de fogueiras na cidade, os quais estiveram bem movimentados na véspera do São João.

A Bandeira do Brasil na pista dançante da Praça do Forródromo, um design feito pelo artista plástico condeubense Warley, popular “Veias”

A cidade de Condeúba, bem como todas as outras do nordeste brasileiro, tem a tradição de enfeitar as ruas, o que fica muito bonito, o clima festivo de São João transforma a cara da cidade, é um sinal para as pessoas se comunicarem melhor, principalmente com as outras que estão nos visitando, pois ali diante de tantos belos enfeites feitos por artistas de primeira grandeza, diga-se de passagem, são artistas da própria terra, nós oferecemos aos visitantes, cada detalhe daqueles enfeites como se fosse uma coisa particular nossa. Claro, os visitantes ficam todos enfeitiçados pela nossa recepção.

Este e outros painéis foram mantados nas entradas das ruas anunciando o início da decoração, uma bela criação da decoradora e professora Maria de Fátima

É sempre explorado um tema com seu respectivo nome para as festas de São João, a partir de então se desenvolve as decorações e enfeites nas ruas das cidades, da mesma forma que funcionam as Escolas de Samba. Este ano o tema da decoração do São João foi as cores da Bandeira Brasileira em homenagem a Copa do Mundo que está sendo disputada na Rússia. Este mesmo tema deve ter sido usado em todos os municípios, pelo menos por onde passamos ou tivemos notícias.

     Entrada do Forródromo, trazendo elementos do futebol e da cultura                local e regional

Em Condeúba o nome escolhido para o São João – 2018, foi feito através de uma  enquete votada pelo povo e venceu o nome, “Arraiá do Sertão, avante Seleção”, cujo tema foi trabalhado com muito afinco, pelos artesões, artistas plástico e decoradores de nossa cidade. A responsabilidade de promover as festas do São João é da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer que tem como diretor cultural Ygor Roberto e Ricardo Lima na coordenação, os quais montaram uma grande equipe de trabalho, que não mediram esforços, dias e horas para que pudesse produzir tanta beleza espalhada pela nossa cidade e transformá-la num verdadeiro cartão postal para nossos visitantes. Nas festas do São João – 2018, foi mantida a parceria com Governo do Estado da Bahia, através de convênio com a  Bahiatursa.

Fotos: Ricardo/Daw/JFC

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *