Condeúba: Jornada Pedagógica do Colégio Estadual teve abertura com Terno de Reis

20170208_083803

Por Oclides da Silveira

Hoje dia 8 de fevereiro de 2017 pela manhã com início às 8 horas, o Colégio Estadual de Condeúba fez abertura da sua Jornada Pedagógica de forma magistral e como manda o tema a ser trabalhado este ano, “Escola e Comunidade”.
Assim sendo, a direção e coordenação do colégio trouxeram nada mais nada menos do que um Terno de Reis para fazer abertura da Jornada. Isto mostra que a escola está interessada em abrir um dialogo franco e trabalho em parceria com a comunidade.

Outro detalhe interessante que despertou a atenção do público, foi o riquíssimo café da manhã servido para todos os funcionários e convidados da Jornada Pedagógica, que esteve composto de cuscuz, mandioca cozida, beiju de tapioca, melancia, banana, maçã, abacaxi, pinha, manga, broa biscoitos de chiringa e chimango, alem de sucos diversos chá, café e leite.

20170208_091235

Uma grande parte desses itens servidos é produzida dentro da própria escola através do professor Jorge Araujo que tem total dedicação a essa produção, os demais itens são produzidos nas próprias comunidades da região.

20170208_091056

A tradicional Companhia de Santos Reis da Comunidade do Olho D’água entrou no colégio cantando o Reis de morador, já no recinto cantou também o Reis da Lapinha e encerrou cantando duas conta danças seguidas.

20170208_091312

Este Terno de Reis que é liderado pelo Mestre Juvenal Pardinho, veio composta ainda pelos seguintes membros, Zé de Luisa, Antonio de Moisés, Miro Pardinho, Elpidio Pardinho, Elpidio Silveira, Adetino, Ananias (Milhão) e o sanfoneiro Toninho de Militão.

Estão de parabéns a direção, coordenação, professores e funcionários do Colégio Estadual de Condeúba, pela bela iniciativa e prestígio dado à culinária local e também buscando resgatar nossa cultura, que muitas vezes tem passado despercebida pelo poder público, afirmou o representante da Secretaria Municipal de Cultura Oclides da Silveira.

Jornada Pedagógica Estadual
para o planejamento do ano letivo 2017

Por Ana Cândida

O Colégio Estadual de Condeúba promove, de 08 a 10 de fevereiro, a Jornada Pedagógica para o planejamento do ano letivo 2017. Trata-se de um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, que envolve professores, coordenação pedagógica, gestores , funcionários e representantes das comunidades locais. Na abertura, teve a apresentação da Companhia de Reis da Comunidade do Olho D’água e um café da manhã típico. Neste ano, a jornada tem como tema “Escola e Comunidade para Educar e Transformar” e acontece em dois momentos, tendo a segunda etapa programada para o dia 21 de julho.

A Jornada Pedagógica traz atividades diversificadas para o fortalecimento de práticas educativas e socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes. Durante os três dias de trabalho, os participantes fazem uma avaliação do ano letivo anterior e discutem o Projeto Político Pedagógico da escola, além do planejamento das atividades interdisciplinares a serem realizadas em cada unidade escolar.

Conteúdos online – Como parte do suporte para a Jornada Pedagógica, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza uma série de materiais de apoio no Portal da Educação. Pelo endereço (http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br) é possível acessar a programação da Jornada e às informações sobre os projetos estruturantes.

Também estão disponíveis materiais de apoio aos professores, como Plano de Aula, Plano de Unidade por Componente Curricular e Plano por Área de Conhecimento. O Portal oferece, ainda, os instrumentos de avaliação das experiências positivas e os ajustes que devem ser feitos para o sucesso das atividades desenvolvidas, dando subsídios para o fortalecimento do trabalho pedagógico durante o ano letivo.

A diretora Leniram Rocha Carvalho, as vice-diretoras Janice Novaes e Rita Maria e a Coordenadora Pedagógica Ana Cândida agradecem a participação de todos, porque acreditamos que a comunidade é parte da escola. Congregar escola e comunidade é o primeiro passo para a gente transformar verdadeiramente uma sociedade.

Fotos JFC

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Condeúba: Jornada Pedagógica do Colégio Estadual teve abertura com Terno de Reis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *