Condeúba: Jornada Pedagógica 2018 com o tema, Um dialogo entre teorias e práticas

Por Oclides da Silveira

jornada 6
Andréia Flores Coord. da Escola Tranquilino Torres e o Escritor Laé de Souza

Foi feito a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2018 nesta quarta-feira dia 31 de janeiro no GE Pálace Club. Inicialmente foi feito o credenciamento dos professores e depois servido um lanche aos participantes. Às 20h20min., o Chefe de Gabinete Paulo Henrique responsável pelo Cerimonial iniciou a formação oficial da mesa que ficou constituído das seguintes pessoas:jornada 17Prof. Agnério Pres. do Conselho de Educação, Professora Nita, Mara Rúbia Vice Prefeita, Silvan Baleeiro Prefeito, Weder Spinola Sec. Municipal de Educação, Silvano dos Santos Pres. da Câmara, Antônio Sousa Sec. Municipal da Administração, Prof. Juari Diretor das Escolas do Campo, Profa. Zaira representando o Sindicato APLB, A Sra. Marlucia e seu esposo o escritor Laé de Souza.

Foi entoado o Hino Nacional, depois houve um momento de silêncio e na sequencia todos rezaram o Pai Nosso.

jornada 12
Secretário Municipal de Educação Weder Spínola

A abertura das falas foi feita pelo Secretário Municipal de Educação Weder Spínola, que deu boas vindas a todos e agradeceu a cada um dos professores pelos bons trabalhos desenvolvidos por eles ao longo do ano passado, desejou também um profícuo ano de 2018 para todos. Weder disse que tem recebido em seu gabinete os diretores do Sindicato APLB, que eles vem sempre reivindicando o pagamento do piso nacional para os professores.

Weder elogiou o trabalho dos representantes sindicais e disse que se haver condições a Prefeitura pagará sim, porém até agora não houve essa condição, de tal maneira que ele solicitou da controladoria interna e setor de Finanças para virem aqui amanhã e fazer uma prestação de contas junto a todos vocês. Para encerrar o Secretário desejou uma feliz jornada para todos.

jornada 16
Prefeito Silvan Baleeiro de Sousa

Pela ordem fez uso da palavra o Prefeito Silvan Baleeiro que agradeceu a todos pela presença e também pelo belíssimo trabalho desempenhado pelos professores no ano passado. Este ano já estamos começando mais cedo para dar tempo de concluir os 200 dias letivos com mais aproveitamento.

“O Prefeito disse também que Condeúba está servido de professores graduados e pós-graduado, razão pela qual, obtemos os melhores resultados nos índices do IDEB, sempre trilhando os primeiros lugares do Estado. Silvan colocou que o maior impulso da Educação vem do FPM, cujo repasse é da ordem de 25% ao mês.  Nos Governos anteriores eles davam bolsa de estudo para os professores para poder atingir os 60% dos gastos com a folha de pagamento. Neste ano não demos bolsa de estudo e cortamos algumas benesses e ainda acabamos gastando 70% . Este ano a arrecadação foi 5.15% a menor que o ano passado”, afirmou o Prefeito Silvan.

jornada 7
Palestrante Laé de Sousa

Por fim o Palestrante Laé de Souza que é Baiano de Jequié e mora em São Paulo, passou a fazer uso do microfone, ele que é bacharel em Direito, administrador de empresas, cronista cultural, dramaturgo, autor e coodenador de vários projetos de iniciativa e incentivo a leitura, membro da Academia de Letras de Jequié e da Academia dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo.

O Projeto Ler é bom, Experimente! de autoria de Laé de Souza “foi lançado no ano de 2000, com aproximadamente 4 mil alunos, hoje ele está perto das 350 escolas com 35 mil alunos em todo o Brasil. Ano passado 48 alunos foram selecionados, sendo que dois foram de Condeúba. O Projeto atualmente foi aprovado pela Lei Rouanet através do Minc – Ministério da Cultura e patrocinado pelo Banco do Brasil e a seguradora MAPFRE, todos os anos são renovados os convênios”, afirmou Laé de Souza.

Fotos: JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *