Condeúba: Irmandade do Santíssimo Sacramento completou 171 anos

 Pelo: Professor Agnério Souza

Nossa cidade de Condeúba tem muito do que se orgulhar: bela barragem com o nome de Açude Champrão, majestosa Igreja Matriz de Santo Antônio, magnífico Paço Municipal, imponente Morro da Feirinha, povo ordeiro,hospitaleiro, generoso, entre tantas outras coisas boas. Entretanto, há uma entidade secular que supera toda e qualquer grandeza.

Trata-se da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Santo Antonio de Pádua. Fundada em 15 de fevereiro de 1845, pelo Arcebispo da Bahia, D. Romualdo Antônio de Seixas, a velha Irmandade completou ontem, dia 15.02, 171 anos de existência com Missa solene em ação de graças, celebrada pelo pároco local, Pe. Osvaldino Barbosa.

Para os seus festejados membros, cerca de cinquenta e sete no momento, é uma honra e uma dádiva divina a corporação ter toda essa idade. Afinal, a Irmandade é composta de homens e mulheres de boa vontade que desejam trabalhar para a Igreja. Vive-se uma vida de missão, de compromisso e de serviço, na medida em que levamos o Evangelho a quem dele precisa ou a quem nos solicita.

O livro: “Condeúba, sua história, seu povo”, de autoria do Profº Agnério contém informações importantes sobre a Irmandade. Não obstante, nunca é demais falar dessa entidade religiosa, única em toda a Diocese de Caetité, ímpar em sua grande dimensão religiosa.

Se a roupa vermelha usada pelos irmãos em ocasiões oportunas já deixa um ar de mistério e de força para o trabalho pelo reino de Deus, imagine a blusa rosa encarnada que o irmão Edmundo mandara fazer recentemente para momentos especiais, como as reuniões mensais, pequenas viagens, breves participações e no aniversário!

Somos facilmente identificados dentro e fora do município ao tempo em que nos enche de responsabilidade. Para nossa honra, e por que não dizer orgulho, o primeiro Estatuto, prestes a completar 114 anos, teve a aprovação do Arcebispo da Bahia, em livro próprio com os seguintes dizeres: Dom Jerônimo Thomé da Silva, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica – Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil.

Pela presente havemos por bem aprovar o presente compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Santo Antonio da Barra neste arcebispado, contendo 17 capítulos e 33 páginas seladas e manuscritas nas quais se observa tudo quanto se contém no dito compromisso.

Dado e passado nesta cidade de S. Salvador da Bahia aos 29 de julho de 1902.+ Jerônymo, Arcebispo da Bahia Pertencer a esse grupo tradicional é manter viva a fé de nossos pais, avós, bisavós e tataravós que tão bem souberam amar e respeitar a Irmandade, trabalhando para Jesus – nosso Mestre e Senhor.

Vejam amagnitude e excelência dos irmãos ao conduzir tocheiros luminosos com a cruz central ladeada por dois bastões brancos à frente de cortejos sagrados, a exemplo da Procissão do Senhor Morto, do Corpus Christi, Santo Antonio, Bom Jesus e Aparecida!

Prezado irmão, querida irmã que lê esta página, se você ainda não faz parte desse Grupo, está na hora de entrar; quem está deve permanecer firme e forte na fé, quem se afastou, é hora de voltar, pois Cristo merece todo o nosso louvor, amor, honra e glória. 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *