Condeúba: Garis reivindicam 40% de insalubridade

Por Oclides da Silveira

gari 6
Presidente da Câmara Vereador Silvano dos Santos saudando os Garis

Nesta quinta-feira dia 24 de agosto de 2017, o Presidente da Câmara Silvano dos Santos recebeu a Categoria dos Garis de Condeúba no Salão de Convenções da Câmara para passar algumas orientações  ao grupo que está reivindicando insalubridade. “O Presidente Silvano disse aos Garis que não é da competência do vereador fazer essa Lei e sim do Chefe do Poder Executivo, cabe a nós os vereadores aprovar.

“Vou fazer uma Indicação ao Prefeito Silvan Baleeiro, solicitando dele o encaminhamento de um Projeto de Lei neste sentido, colocando os percentuais que a Assembléia aqui definir”, esclareceu Silvano.

gari 16
Dra. Georgia esclarecendo a parte jurídica aos Garis

A Dra. Georgia que é nomeada pela Câmara para advogar e também dar orientação ao povo, “disse que a categoria dos Garis tem direito sim a insalubridade, o qual está previsto no Artigo 189 da CLT. Os direitos de insalubridade para os Garis vai de 10% a 40% , além do que é direito deles também, trabalhar devidamente protegidos com luvas, calçados, máscaras, protetor solar, uniforme. Os Garis estão exposto diariamente ao sol, poeira, chuva, lama, manuseia materiais contaminados, fezes de animais, vidros, latas em suma uma série de objetos que lhe dão o direito de trabalhar com todos os protetores possíveis para evita contrair doenças”, concluiu Dra. Georgia.

gari 7
Vereador Arlindo Cruz hipotecando seu apoio aos Garis

O Vereador Arlindo Cruz fez uso da palavra e “Disse estou aqui para dar total apoio as suas reivindicações, acho sim que os Garis tem direito a insalubridade, pois eles ficam o dia inteiro expostos a natureza e manuseando lixo que contem todas as impurezas. Eu fiz recentemente uma indicação ao Executivo para providenciar uniforme completo para vocês”,  pontuou o vereador Arlindo.

gari
Vereador Fabiano Ferreira dando seu parecer na plenária

O vereador Fabiano Ferreira no uso da palavra, disse que estava ali atendendo o chamado de alguns dos Garis que lhe convidaram, “disse também estou para apoiá-los em todas as circunstâncias, apoio esta reivindicação que hora estão fazendo, acho que é dever do Poder Público pagar insalubridade e deveria pagar o teto máximo que é de 40%”, afirmou o vereador Fabiano Ferreira.

gari 2
Vereador Reginaldo Nascimento dando total apoio aos Garis

Vereador Reginaldo mesmo em trânsito para viajar, fiquei sabendo do encontro de vocês na Câmara, fiz questão de passar por aqui e deixar meu total apoio às reivindicações dos Garis, intendo perfeitamente que é válido essa mobilização em busca de um direito de vocês, aproveito da oportunidade para parabenizá-los e digo mais, estou a inteira disposição de todos”, disse o parlamentar.

gari 4
Vereadora Conceição dirigindo a palavra aos Garis

Vereadora Conceição saudou a todos e “Disse, vim abraçar a causa de vocês, pode contar comigo nesta luta, voto sim favorável a insalubridade. Fiquei feliz em ver a Categoria reunida reivindicando em conjunto, unindo cria força aí as conquistas se concretizam”, afirmou a vereadora Conceição Nascimento.

Por último o Chefe dos Garis Manoel Messias de Jesus consultou a plenária que percentual deveria ser posto na indicação para o Prefeito, por unanimidade venceu os 40% a ser encorpado aos salários como insalubridade. Messias nos afirmou que trabalhando com um contingente de 43 Garis, sendo 25 efetivos e 18 contratados.

Estiveram na formação da mesa o Presidente do Legislativo Silvano dos Santos, Dra. Georgia, os vereadores Fabiano, Arlindo, Reginaldo e Conceição além dos Chefe dos Garis Manoel Messias e Jeremias Carlos dos Santos que  esteve representando a Secretaria de Obras a quem os Garis são lotados.

 

Fotos: JFC

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail