20170128_210511

Condeúba: Fim das comemorações oficiais das Folias de Santos Reis

Por Oclides da Silveira

Sábado dia 28 de janeiro de 2017, com início às 20 horas na Comunidade do Tamboril foi realizada a festa de encerramento das Folias de Reis daquela localidade. Começaram pela busca da Bandeira e levaram até a Igreja Católica, chegando lá o Terno de Reis do Tamboril cantou o Reis de morador, depois dentro da Igreja foi executado o Reis da Lapinha e depois o de agradecimento.

20170128_211835

Pela ordem foram rezada duas Ladainhas em agradecimento pelas 6 noites que a Companhia de Santos Reis do Tamboril cantaram durante o período da Folia que vai de 1º a 6 de janeiro.

O Terno de Reis do Tamboril tem como líder José Alves Pereira o popular “Zé de Creuza”, que por ser uma Comunidade Quilombola, ela traz um traço todo especial dos cantos de roda e da cadencia musical do candomblé, por isso, essa Companhia de Santos Reis do Tamboril tem um valor histórico muito especial.

Como anfitriã da festa, a Companhia de Santos Reis quilombola do Tamboril trouxe mais três Ternos de Reis, convidados especiais para abrilhantar mais a sua festa.

20170128_220207

Depois das Ladainhas a Companhia de Reis do Tamboril foi para o salão de festas da Associação local e por lá cantou o Reis de morador, agradecimento e uma contradança e assim abriu espaços para as demais convidadas que fizeram a mesma coisa.

20170128_221409

Pela ordem cantaram Tamboril, depois a Turma do Olho D’água que tem como líder Antonio José Pereira que cantaram as 6 noites. Depois veio a Companhia de Reis mesclada de membros do Lajedo e Alegre cujo líder é Atelício José Novais que cantaram 4 noites. Por último, cantou o pessoal do Alegre sob a liderança de Joaquim Alves de Brito que cantaram 3 noites.

Estiveram prestigiando esse grande evento os vereadores Carlito e Nena, muitos foliões de outras Companhias de Reis de toda a região, além de uma verdadeira multidão de pessoas que vieram compartilhar com o Tamboril dessa festa maravilhosa que é a de Santos Reis.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *