Condeúba: Filas intermináveis no Eleitoral para o recadastramento biométrico

Por Oclides da Silveira

digital 6
Fila no Cartório Eleitoral de Condeúba para fazer o cadastramento Biométrico

As grandes filas que tem se formado todos as manhãs na porta do Fórum Desembargador Jaime Bulhões em Condeúba, é direcionada a uma única finalidade que é o Cartório da 60ª Zona Eleitoral, que agrega os municípios de Presidente Jânio Quadros, Cordeiros e a sede que é Condeúba. Estes municípios juntos formam um colégio eleitoral  ápitos a votar de 33.678 eleitores. Deste contingente 14.494 já legalizaram seus títulos com a biometria, dados que representam apenas 43% . Esta posição foi até a data de ontem 30 de janeiro de 2018.

digital
Ângela Maria de Brito 95 anos de idade (desnecessário)

 O grande problema tem sido as desinformações, pois, podemos ver hoje na fila a Senhora  Ângela Maria de Brito com 95 anos de idade em busca de fazer sua biometria eleitoral, ontem dia 30/01 vimos também na fila em busca do mesmo assunto o casal Sr. João Pereira de Souza 89 anos e sua esposa a Sra. Anezina Carlos de Souza 78 anos de idade. Perguntamos a eles se tinham pretensões de votar nas próximas eleições e eles nos responderam que não, só estavam fazendo a biometria para que o Governo não corte suas aposentadorias, que lamentável!!!

Pois bem, no Brasil o voto é obrigatório até aos 70 anos de idade, daí pra frente o voto passa a ser facultativo. Então aqueles que já completaram 70 anos, não precisam mais fazer a biometria, exceto quem desejar continuar votando, aí sim tem que fazer o recadastramento biométrico. Que fique bem claro, não há risco algum de perder quaisquer benefícios do governo para quem tem acima de 70 anos e não fizer este recadastramento biométrico.

“Na Bahia são apenas 52 municípios com prazo final dia 31 de janeiro para o cadastramento biométrico. Os Municípios que fazem parte da Zona Eleitoral 060 (Condeúba, Cordeiros e Presidente Jânio Quadros), não estão entre estes 52 municípios. Os eleitores da Zona Eleitoral de Condeúba que não fizerem o cadastramento biométrico até 9 de maio (data do calendário estabelecido pelo TSE para o fechamento do cadastro em todo o Brasil), poderão fazer após as eleições com a reabertura do cadastro”. Afirmou Poliana Viana Silva de Oliveira – Técnico Judiciário em Condeúba.

digital 3
Vereador de Cordeiros “Renerinho” de camisa amarela na fila assegurando vaga para outa pessoa

Podemos constatar pessoas que estavam na fila segurando lugar para outros, que as vezes moram longe e não conseguem achar mais vagas para serem atendidos, uma vez que o Cartório Eleitoral só está atendendo 70 pessoas por dia. Isto faz com que as pessoas passam a madrugada toda na fila, a exemplo do primeiro de hoje que disse ter chegado ali às 03:00 horas da madrugada. Constatamos também na fila o vereador de Cordeiros popular “Renerinho” que segundo ele, tem trazido diariamente pessoas da sua cidade para revalidar seus títulos.

Esse povo fica naquela fila sem nenhuma proteção, ao relento tomando sereno, de pé, sentados ou deitados no chão, passando frio e se estiver chovendo, molha-se todo e ainda toma um pouco de sol, porque o atendimento só começa às 08:00 horas. E de quebra não há nenhum banheiro que possa ser usado, porque não é permitido entrar no Fórum fora do expediente.

Para resolver essa problemática das longas filas, sugerimos a direção do Cartório Eleitoral que passa agendar os atendimentos durante o expediente de trabalho, ou seja, as pessoas passam no cartório e vão agendando para os dias subsequentes seus atendimentos, assim põe fim nesse sofrimento do povo ficar expostos a tudo naquelas filas sem fim. Entendemos que os funcionários do Cartório são poucos e esses são extremamente esforçados, mas deve-se buscar alguma parceria com outros órgãos para ceder mais funcionários temporários para solucionar este problema.

Fotos: JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *