Condeúba: Festa em honra a São João Batista

Por Agnério Evangelista

sj 7A Comunidade de São João Batista aqui da sede comemorou a Festa da Natividade de São João Batista nos dias 29.06 a 02.07.17 na pequena capela santo precursor de Cristo, situada na rua 15 de novembro, nesta cidade de Condeúba.sj 17Os responsáveis foram os componentes do CPC de São João nas pessoas de Agnério Souza, Carleide Pereira, Abelina Francisca, Rita Flores, Rita Duarte, Laurita Sousa, Elena Ferreira e Eunice Pinheiro de Castro que junto a Carlos DJ, Neide e Silvina fizeram o brilhantismo desta tradicional festa religiosa.sj 4No primeiro dia do tríduo, dia 29.06, houve a Missa celebrada pelo Pe. José Silva Figueiredo explorando a temática da noite sobre “Ação prudente de João Batista na caminhada para Jesus”. Nessa noite a animação ficou por conta de Elaine Maria, mais conhecida por Elaine da Paróquia . A equipe nº 1 da Matriz ocupou-se da Liturgia, isto é, proclamadores da Palavra, salmista, etc.

Santana
Palestrante Professor Antonio Santana

No segundo dia, 30.06, contamos com a direção da Celebração por Eva Guimarães, palestrante Antonio Santana que refletiu sobre o tema: “Compromisso dos profissionais da saúde com a sociedade”. Mônica Nascimento e Gustavo animaram a noite com seus cantos e toques.

A terceira noite, dia 01.07, Sábado, o tema foi “João, Pedro e Paulo colunas de fé”. Reflexão de Florindo Jr. E direção de Dores Duarte. Animação de Laurita e Giovanne Farias. A Liturgia ficou a cargo da equipe 1 do Divino.sj 21Desta vez, colocamos como responsáveis os bairros da cidade com representantes, no sentido de entregar os convite, convidar o povo para as celebrações, participar da Entronização da Palavra e do Ofertório. Foi uma tentativa de reunir em torno da capelinha mais pessoas, que, em meio a tanta festa junina, a religiosa fica a desejar.sj 23No dia 02 de Julho, Domingo, padre Zé Silva contou com a presença ilustre de um padre conterrâneo, Adenilton, que em visita a familiares, concelebrou a grande noite da festa. Embora a festa seja a natividade de João Batista, a igreja a comemora no dia 24 de junho. Então o vigário abordou sobre as leituras do dia, inclusive o Evangelho, casando com a temática proposta sobre “Ser igreja com honestidade e integridade em meio às diversidades modernas”.

A temática tem uma certa centralidade com o celebração especial de São Pedro e São Paulo, grandes colunas da igreja, cuja reflexão foi muito bem colocada pelo Pe. José Silva.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Condeúba: Festa em honra a São João Batista

  1. Há quem diga que esta festa poderia mudar o dia, ser no 2º Domingo de julho para ficar distanciada dos festejos juninos folclóricos. É caso para se pensar e levar para discussão no Conselho Pastoral Paroquial. Entre as duas festas menores de Condeúba, São João e Santa Luzia, talvez seja o São João a menor de todas, mas é agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *