Condeúba: Festa de Nossa Senhora Aparecida, com recorde absoluto de fiéis este ano

Por Oclides da Silveira

nsa
Foto: Gilmar Garcia – Nossa Senhora abençoando seu povo

Hoje 12 de outubro feriado nacional, dia de Nossa Senhora Aparecida, em Condeúba a população fez a senhora festa para homenagear os 300 anos de muitas Bençãos e Graças alcançadas por interseção  da mãe de Jesus. Durante as Celebrações das Novenas teve todas as noite o momento Mariano apresentado por Paulo Henrique, no qual devotos de Nossa Senhora vieram dar seus testemunhos dos milagres alcançados com eles e familiares.

neide 17Há cada final das Celebrações foram apresentados também um momento de artes sênicas, como teatro e recitais. Crianças e adultos compareceram para homenagear a Santa Padroeira do Brasil, sempre fazendo-se referencia à Nossa Senhora. Os fiéis compareceram como nunca às Celebrações das Novenas, foi recorde após recorde de público que frequentaram as festividades de Nossa Senhora este ano.

As Novenas foram recheadas de algumas inovações feitas e diga-se de passagem com sucesso pelo Padre José Silva, como por exemplo, a Celebração da Santa Missa todos os 9 dias pela manhã, sempre com início às 06h30min., as quais foram celebradas nas Capelas do Bom Jesus, São João, São Francisco, Santa Luzia, Divino, no Bairro São Vicente de Paulo ainda não tem Capela, então foi feito a Celebração na residencia da Sra. Maria de Sousa Lima popular “Caía”, Escola Dário Lima, Hospital Municipal e Câmara de Vereadores.

neide 6
 Missa Campal na margem da Represa Champão

O Encerramento das celebrações matinais foi com com uma Missa Campal Celebrada na manhã deste dia 12 com início às 07:00, nas margens do Açude da Barragem do Champão, após a Celebração os fiéis colocaram a imagem de Nossa Senhora num carro aberto e saíram em passeata que foi acompanhada de carros, bicicletas e motos, seguiu passando pelo Bairro Divino, desceu passando pelo Centro indo até o Bairro Bom Jesus e retornou até a Guta de Nossa Senhora ponto inicial de partida. Todas essas Celebrações foram feitas pelo Pároco Padre José Silva Figueiredo.

SF
São Francisco de Assis

O encerramento do Tríduo da festa de São Francisco realizado no dia 4 de outubro, os fiéis saíram em procissão e foram até a Gruta e se juntaram com a Novena de Nossa Senhora. Outro movimento importante que é a devoção popular e Mariana da reza do Terço que saiu em procissão de uma residencia sempre de Bairros diferentes com destino à Gruta de Nossa Senhora, ato este praticado durante todo o novenário.

neide 26
Festeiros Neide e Odair Chaves

O festeiro deste ano foi a família Chaves representados pelo Odair e Neide Chaves, que com muita dedicação e habilidade, fizeram uma festa a altura da anfitriã Nossa Senhora. A grandeza dessa festa só aconteceu, porque contou com a participação de toda a comunidade condeubense que não mediu esforços pela realização deste mega evento, o qual atraiu o maior numero de fiéis de todos os tempos em festas na Gruta de Nossa Senhora. Em média cerca de dois mil fiéis por noite compareceram para ajudar fazer essa festa maravilhosa dos 300 anos de muitas Bençãos  e Graças alcançadas por interseção  de Nossa Senhora Aparecida que é a mãe de Jesus e Padroeira do Brasil.

neide 50
Passeata de motos

Condeúba viveu duas semas de muitas atividades num clima de grandes alegrias em prol das festividades de Nossa Senhora Aparecida, foram carreatas e desfiles de motos, carros, bicicletas e pedestre sempre acompanhados de muitos fogos pirotécnicos e de artifícios, esse 12 de outubro amanheceu e anoiteceu debaixo de uma grande queima de fogos. Por último, foi feito uma decoração toda especial no Altar com as 27 Bandeiras dos Estados Brasileiro e uma cobertura com um toldo cedido pela prefeitura.

nsa18
Altar enfeitado com as 27 Bandeiras dos Estados Brasileiro

O encerramento da festa deu-se com a Celebração da Santa Missa pelo Padre José Silva que recebeu com muito carinho as mais de 50 comunidades da zona rural. O inicio da Celebração  foi às 16:00 e término às 20:00 horas, esse tempo todo gasto, devido a Procissão que saiu da Gruta indo até a Ponte Imaculada Conceição sobre o Rio Gavião e lá teve uma apresentação e depois retornaram em Procissão à Gruta para a Benção final. Essa mudança de itinerário da Procissão de Nossa Senhora, foi em face do tema trabalhado “Nossa Senhora das águas”.

neide 11
Esq. Pe. José Silva com Pe. Gerson acompanhados pelo grupo Irmãos Nascimento

A parte eclesiástica ficou a cargo do Pároco Padre José Silva Figueiredo que teve a colaboração dos Padres Manoel da cidade de Cordeiros, Pe. Antônio da cidade de Piripá, Pe. Nilson da cidade de Jânio Quadros, Pe. Mário da cidade de Tremedal e por último o Pe. Gerson da paróquia de Nossa Senhora das Graças de Vitória da Conquista.

Fotos: JFC

 

 

 

 

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *