Condeúba/Dist. Feirinha: Projeto cartas pelo Brasil, trouxe muitas alegrias na Escola Municipal Adelmário Pinheiro

Profª Rosângela Meira

Projeto cartas pelo Brasil trouxe muita alegria

PROJETO CARTAS PELO BRASIL TROUXE MUITAS ALEGRIAS …
EM TEMPOS TECNOLÓGICOS, A CARTA RESGATA A LEITURA E A ESCRITA DE FORMA PARTICULAR…
PARABÉNS A TODOS QUE SE DEDICARAM!!!!

PROJETO CARTAS PELO BRASIL EM AÇÃO!!!!!
O projeto “Cartas pelo Brasil” visa a interação entre os estudantes das Unidades Parceiras nos diversos estados brasileiros. A troca de informações, sobre seu cotidiano, da cidade onde vive, os costumes, permite a função primordial do projeto que é a comunicação escrita.
Escola E. Prof. Maria da Gloria Costa e Silva – São Paulo-SP
prof. ELISABETE MONTEIRO em parceria com a Escola Adelmário Pinheiro – Condeúba Bahia prof: Rosângela Meira

Apoio: Diretora Delma
Coordenador: Rubens

Projeto Cartas pelo Brasil – BAHIA X SÃO PAULO
Professoras: Elisabete Monteiro – São Paulo – 9º ano
Rosângela Meira – Distrito da Feirinha – Bahia 9º ano /8º ano/7º ano

Está sendo gratificante escrever uma carta e esperar ansiosamente pela nova correspondência. Parece que voltamos ao tempo quando não havia e-mail, facebook, whatsApp, msn, telefone e os meios modernos de comunicação.
Os estudantes se emocionaram com a mensagem escrita de cada carta.
Obrigada prof. Bete Monteiro pelo convite!!!

PROJETO: CARTAS PELO BRASIL
JUSTIFICATIVA: O projeto tem como objetivo ampliar a comunicação social. Como o gênero “carta” é pouco difundido, cabe à escola orientar os alunos para o conhecimento e domínio de vários gêneros. A comunicação, hoje, fica restrita à tecnologia; a carta foi substituída pelo e-mail; ainda assim há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem esse método.
OBJETIVO GERAL: Formar uma rede de comunicação entre os alunos da Escola Municipal Adelmário Pinheiro – Condeúba- Bahia – uma escola rural no Distrito de Feirinha, Professora responsável: Rosângela Meira de Oliveira.
OBJETIVO ESPECÍFICO: 1) Conhecer o gênero textual (carta); 2) ler e interpretar cartas pessoais; 3) produzir cartas; 4) conhecer o processo de envio; 5) leitura em grupo/individual; 6) comparar linguagens; 7) Proporcionar aos alunos a ampliação da visão de como vivem os alunos na área rural.
PÚBLICO ALVO: 9ºs anos da E.E. Profª Maria da Glória Costa e Silva e alunos “sala mista” da Escola Municipal Adelmário Pinheiro. 9º ano e 8º ano e 7º ano.
METODOLOGIA: 1) Após o recebimento das cartas, os alunos farão a leitura e conhecerão um pouco dos alunos que as enviaram. 2) Produção das cartas aos destinatários – reflexão sobre a estrutura adequada; – eleição dos principais assuntos; – escrita individual das cartas-respostas. 3) Revisão das cartas – análise das cartas escritas, marcação das falhas a serem corrigidas. 4) Reescrita – todos farão a reescrita do texto e ampliarão o entendimento sobre a edição de textos.
ENCERRAMENTO: Após as trocas das cartas, os alunos poderão trocar endereços eletrônicos (internet). Trocaremos fotos das turmas para que possam se conhecer.
CRONOGRAMA: 2º Semestre/2018 – as atividades serão desenvolvidas em, pelo menos, uma aula semanal.
OBS.: O projeto cartas foi iniciado na Escola em 2016, projeto este trazido pelo professor Fernando Donizete. A continuidade e ampliação do mesmo foi sugestão da Professora Kátia Alexandra Amâncio Cruz – Núcleo Pedagógico –leste 5, fornecendo-nos o contato da professora Rosângela Meira.
Professora responsável: Elisabete Cristina Monteiro
Coordenação Pedagógica: Silvânia Lima Matos

Fotos: Adm. da Escola

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Condeúba/Dist. Feirinha: Projeto cartas pelo Brasil, trouxe muitas alegrias na Escola Municipal Adelmário Pinheiro

  1. Parabéns aos alunos e professores pelo projeto que estabelece relações mútuas com os jovens de cidades e realidades diferentes, e que mutuamente aprendem sempre mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *