Condeúba: Completa anos hoje 7/8 a Ex-Prefeita de Condeúba Sra. Djalma Alves de Sousa

Por Toinho Terêncio

Dr. Mario sentado ao lado da irmã e aniversariante Djalma, em pé Ver. Toinho seu filho Antônio Neto e a vice-Prefeita Mara Rúbia

Hoje, 07 de agosto de 2018, uma figura importante no cenário municipal de Condeúba, completa 90 anos, bem vividos. Dona Djalma Alves de Sousa. Nascida aos 07 dias do mês de agosto do ano de 1928 nesta cidade de Condeúba – Bahia, filha de Alcides Felinto de Souza Cordeiro e de Anna Alves de Souza, Dona Djalma começou a laborar muito cedo, estudou até a 5ª serie, que era o curso máximo oferecido pela municipalidade naquela época, passou então a trabalhar ajudando a sua mãe Dona “Naninha” nos trabalhos domésticos, quando aprendeu a ser uma excelente dona de casa, boa cozinheira e uma arrumadeira exigente.

Dois anos depois de ter parado de estudar, Dona Djalma foi trabalhar no Tabelionato de Notas com seu pai Alcides Cordeiro, que era na época o Oficial do Cartório, passou a confeccionar traslado de escritura e outros documentos, juntou o seu dinheiro e adquiriu uma máquina de datilografia, seu sonho, ao mesmo tempo que trabalhava no cartório, passou a ser sócia de sua cunhada “Nazinha” num comercio de tecidos, quando conheceu o comercio e seu lado comercial, algum tempo depois, foi nomeada pelo Governo do Estado da Bahia para o cargo de Sub Oficial do Cartório de Registro de Imóveis, onde exerceu o cargo por alguns anos, com o falecimento de seu pai, Dona Djalma passou a ser ajudante de sua cunhada “Nazinha” que foi nomeada Tabeliã, nos mandatos dos prefeitos Osmar Sousa e de Parmênio Ferreira Dona Djalma também exerceu cargos de confiança.

Enamorou-se com Antonio Terencio, um exímio comerciante e apaixonado pela politica partidária e por Condeúba e resolveram por volta dos anos de 1960 expandir o comercio e se mudaram para Vitoria da Conquista, que era um polo comercial promissor, e lá criaram a rede de mercado “Armazém Cruzeiro” que tinha filiais em toda a região, nasceram desta união os filhos Ana Maria de Sousa Terencio e Antonio Farias Terencio Filho. Morando em Vitoria da Conquista, mas com o sentido na política em Condeúba, Antonio Terencio foi eleito prefeito de Condeúba em 1970.

Quando Dona Djalma retornou ao convívio do povo condeubense, passou a ser assessora do prefeito Terencio, despontando como uma liderança política séria e comprometida, foi nomeada pelo Governo Federal a Representante do FUNRURAL, onde trabalhou muitos anos aposentando pessoas, com toda esta experiência e dedicação Dona Djalma foi convocada pelo povo a ser sua prefeita, sendo eleita em 1982 administrando 1983 a 1988, tendo ao seu lado o seu assessor e líder político Antonio Terencio, após o termino de seu mandato Dona Djalma passou a exercer o cargo de Presidente do Sindicato Rural de Condeúba, quando se dedicou também a criação e comercialização de bovinos, em 1993 quando seu filho Toinho Terencio assumiu o mandato de prefeito municipal até 1996, assessorou o governo municipal de forma voluntária. Aposentou-se, vive feliz em sua casa na Rua João da Silva Torres onde recebe constantemente visitas de amigos, adora falar principalmente sobre a política partidária.

Dona Djalma tem um genro Dr. José de Sousa Neto Junior Engenheiro Civil, casado com Ana Maria e tem como nora Mara Rubia Ramos de Queiroz, atual vice prefeita do Município de Condeúba, casada com Toinho Terencio que atualmente exerce o cargo de vereador, destes enlaces nasceram os netos Daniela Terencio, Ana Gabriela Terencio, Diana Terencio, Antonio Terencio Neto, Isabella Terencio e a bisneta Ana Sofia Terencio Brito.
A esta grande mulher os nossos sinceros agradecimentos, quando a parabenizamos por alcançar estes 90 (noventa) anos dedicados ao povo de Condeúba.

Nós do Jornal Folha de Condeúba desejamos um feliz aniversário a Sra. Djalma Alves de Sousa, rogamos ao bom Deus que lhe dê muitos anos de vida com bastante saúde física, pois, sabemos que a Senhora tem uma mente sadia e privilegiada, amém!!!

DOCUMENTOS HISTÓRICOS

Fotos: Arquivo familiar

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *