Condeúba: Comissão da Cultura visita Arquivo e Biblioteca de Caetité

Por Oclides da Silveira

20170801_090516
Prédio do Arquivo Público Municipal de Caetité

Dia 1º de agosto de 2017, foi formado uma Comissão de Cultura composta por Ygor Roberto Secretário Municipal de Cultura, Desporto e Lazer, Oclides da Silveira representante do Conselho Municipal de Cultura e Ricardo Lima Coordenador do Arquivo Público Municipal de Condeúba. Eles fizeram uma visita ao Arquivo e a Biblioteca Pública Municipal da cidade de Caetité.

A visita da comissão teve o objetivo de ampliar os conhecimentos dos condeubenses que estão trabalhando na reestruturação da Biblioteca e do Arquivo Público Municipal de Condeúba e em questões relacionadas a tombamento de patrimônio histórico cultural. Caetité tem um arquivo público referência.

Na oportunidade a Comissão de Cultura Condeubense foi recebida e atendida no Arquivo Público de Caetité pelas funcionárias Cleidimar, Neri que é supervisora e Rosália a superintendente.

Todas foram eficazes nas suas preciosas informações, deram uma verdadeira aula de como se devem administrar um Arquivo Público e lidar com o processo de tombamento no município.

20170801_111440
A casa onde Anísio Teixeira morou, hoje funciona a Biblioteca Municipal

A segunda visita foi na Biblioteca Pública Municipal Anísio Teixeira, onde fomos recepcionados pelo jovem professor de História Túlio, que nos deu grandes informações sobre o patrono da Biblioteca, pois lá ainda estão alguns dos objetos que foram usados por Anísio Teixeira na sua infância, sendo que ele morou naquela casa até os 14 anos.

20170801_112216
Igreja Matriz de Senhora Santana – Caetité

A Comissão ainda fez algumas visitas nas Igrejas Católicas como a Matriz de Senhora Santana, onde podemos ver a beleza de arquitetura interna e externa daquele maravilhoso e sagrado templo de orações. Fotografamos também externamente as Igrejas de São João e São Benedito.

Deixamos aqui nossos parabéns ao povo de Caetité pela quantidade de prédios históricos que estão tombados, mantendo assim, toda  a história viva daquela comunidade, fazendo com que prevaleça os dois movimentos Histórico e o Moderno, cada um no seu rumo, respeitando  um ao outro, é o progresso andando de mãos dadas com a História antiga sendo rigorosamente preservada pelas Leis que a ampara.

Fotos JFC.  

 

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *