Condeúba: As Frotas de Reis começam a pagar suas promessas

20170114_210535

Por Oclides da Silveira

Ontem dia 14 de janeiro de 2017 com inicio às 20:00 horas na residência do casal Erotildes e Neusa na Fazenda Canabrava, foi feito o encerramento dos festejos e comemorações dos Reisados de 2017 da Companhia de Santos Reis do Olho D’água, cujo seu líder é Antonio José Pereira, popular “Tony de Beca”.

20170114_205703

Tudo deu início com a busca da Bandeira de Santos Reis que ficou em visita na casa vizinha do Sr. Gervásio, o Terno de Reis chegando lá entoou a musica pedindo a Bandeira, aí a Sra. Isabel entra no quarto onde está a Bandeira e pegando a, passou sobre as cabeças dos demais membros da casa para contrair sorte aos mesmos.
Em seguida fez a entrega da Bandeira a Nicolle saindo pela janela do quarto, como manda a tradição. A porta Bandeira Mirim da Companhia de Reis a pequenina Nicolle, saiu dançando e saudando os acompanhantes até a casa dos seus avós “Tide e Neusa”.

Na seqüência os Reizeiros saíram tocando musica e acompanhados de muitos foliões que vieram com velas acesas tocando e cantando o famoso “Lang”, chegando a casa onde estava preparada para a festa de encerramento, a Nicolle colocou a Bandeira na porta da casa que estava fechada para cantar o Reis de morador.

Entrando na residência a Frota cantou o Reis da Lapinha por ter um Presépio armado pela Artesã Darli da Silveira com ajuda da própria moradora Neusa. Em seguida eles cantaram o Reis de agradecimento.

20170114_205649

Esteve participando da festa de encerramento a convite dos anfitriões, a Companhia de Santos Reis da Fazenda Tamboril, os quais são quilombola, por isso, esse Terno de Reis traz em suas cantigas algo relacionado aos usos e costumes dos negros, o que ficou muito interessante e enriqueceu a Folia de Santos Reis.

Na Comunidade do Tamboril é tradicional o instrumento sanfona de 8 baixos a popular “Pé de Bode”, que foi executada com maestria pelo sanfoneiro Claudino Costa cujo o líder da frota é o popular “Zé de Creusa”.

20170114_213501

Para encerrar a festa de forma oficial foi rezada uma Ladainha em agradecimento a Santos Reis. Depois as pessoas mantendo a tradição cantaram as “porfias” na frente do Presépio. Em seguida os donos da casa convidaram todos os presentes para tomar café, chá, suco, refrigerantes, com muito biscoito, bolos, de vários sabores e ainda pão com molho de carne moída.

Estiveram prestigiando o evento as seguintes autoridades municipais: Prefeito Silvan Baleeiro, além dos vereadores Nena, Carlito e Zé Reis.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail