Condeúba: Alunos do Colégio Estadual apresentaram trabalho sobre a cultura africana

Por Oclides da Silveira

ca 13
A vice-diretora do Colégio professora Janice e o professor Santana

O Colégio Estadual de Condeúba tem por base apresentar bons trabalhos quer ser de forma coletiva ou individualmente por série. Desta feita dia 18 de outubro foi a vez do Professor Antonio Santana que ministrou um excelente trabalho para sua turma de 1º ano A, cujo o tema tratado foi a Cultura Africana.

Ultimamente,  a Cultura Africana tem sido um tema bastante discutido no meio estudantil,  principalmente agora que já se aproxima o dia 20 de novembro, data em que é comemorado a Consciência Negra, como prevê a Lei Municipal em Condeúba. Assim entendemos que essa seria uma boa forma de dar um trabalho para os alunos resolver em grupo valendo nota, isso força eles a pesquisar e tomar conhecimento das raízes do povo africano que muito tem a ver com o povo brasileiro.

ca 12
Alunas desfilaram com roupas típicas da África

Hoje podemos ver no trabalho brilhantemente desenvolvido pelos alunos, uma serie de usos e costumes do povo africano, como por exemplo, a forma de se vestir da mulher africana, danças típicas, apresentaram uma dramaturgia de um conto africano, na culinária tivemos pratos típicos como feijoada, farinha, bolos de milho, mandioca e fubá além de pipocas.

ca 1
Aluna Hellen Moreira 16 anos, que preparou a feijoada

A garota Hellen Moreira 16 anos foi a aluna que ficou responsável de fazer a feijoada, a qual fez e serviu para seus colegas e convidados. Depois de termos degustada a deliciosa feijoada perguntamos a Hellen, como você tinha aprendido a fazer uma feijoada tão saborosa assim? “Ela nos respondeu que aprendeu a cozinhar com sua mãe e faço outros pratos também”, afirmou Hellen.

A direção do Colégio Estadual de Condeúba, está de parabéns pelos temas que ao longo dos anos vem apresentando com muita grandeza e explorando cada vez mais, assuntos importantíssimos como esse que retratou muito bem nossas Comunidades Quilombolas,  e que muitas vezes passam despercebidos. A direção do Colégio está composta pela diretora Leniram Rocha, vices-diretoras Janice e Rita Maria, coordenadora Ana Cândida  e no caso desta matéria o Professor responsável foi Antônio Santana.

Fotos: JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *