Condeúba: Agora de direito o Padre Osvaldino é Cidadão Condeubense

Por Oclides da Silveira

cida 41
Cida entregando o título ao Pe. Osvaldino Barbosa

Nesta segunda-feira dia 5 de junho de 2017 às 18:00 horas no Salão Paroquial, aconteceu uma Sessão Solene, Itinerante e Extraordinária da Câmara Municipal de Condeúba, onde foi concedido por aquela Casa de Leis, o “Titulo de Cidadão Condeubense” ao Reverendíssimo Padre Osvaldino Alves Barbosa.

cida 8
Batista dando os arremates finais na decoração

A decoração da mesa dos trabalhos ficou a cargo do nosso artista plástico Manoel Batista que a fez com muito esmero, usando as cores da Bandeira de Condeúba. Inicialmente foi executado o Hino Nacional, depois feito a oração universal do Pai Nosso. A seguir o Presidente Silvano dos Santos constatou a presença dos vereadores Arlindo Cruz, Nena, Fabiano, Conceição, Maurilo Guilherme, Silvano, Reginaldo e Toinho Terencio, por tanto havendo numero legal de parlamentares, declarou aberta a Sessão.cida 40Para a composição da mesa dos trabalhos juntamente com os vereadores, o Presidente Silvano convidou o Prefeito Silvan Baleeiro, a vice-prefeita Mara, o ex-Prefeito Guto, os Padres nosso Pároco José Silva e o anfitrião da noite Osvaldino Alves Barbosa e a ex-vereadora Rita Aparecida Soares “Cida de Lerim” autora do Projeto de Lei nº 029 de 03 de novembro de 2016 que se transformou na Lei nº 950 de 09 de dezembro de 2016, a qual concedeu o titulo honorífico de cidadão condeubense ao Padre Osvaldino Barbosa.
cida 28

Pela ordem de protocolo o professor Agnério Evangelista representando a sociedade civil que leu uma mensagem fazendo referência para o Padre Osvaldino.

“Receba hoje o titulo de cidadão honorífico de Condeúba, que a Câmara Municipal juntamente com todos os fiéis desta terra lhe oferece com muita honra e distinta consideração. Grande e magnífica é a trajetória desse estimado e amado filho de Seu Joaquim Moreira Barbosa e dona Dalvina Alves Barbosa da qual já percorreu e ainda há muito que percorrer pelas estradas da vida junto com Nossa Senhora, levando Jesus às pessoas. Da cidade de Candiba neste Estado da Bahia brotou o rebento missionário tal qual desabrocha em flor no dia 11 de dezembro de 1965, e que se desdobrou, e desenvolveu ao longo da história no serviço e no amor aos irmãos.

Sua vocação sacerdotal foi abençoada e para alcançar a ordenação em muito se preparou, passando por diversos cursos, depois do ensino médio, como a Licenciatura em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e, em seguida, pós-graduação em Teologia Pastoral, Formação Presbiterial e Religiosa, além de muitas outras capacitações”…cida 32Seguindo o protocolo, a professora Ângela Cruz representando as Comunidades Eclesiais de Base, fez um rápido histórico da passagem do Padre Osvaldino por Condeúba, que iniciou citando uma passagem do livro Pequeno Príncipe.

“Responsável tu és pelo que cativou”. “Sabe Padre Dino cativastes esta comunidade de uma forma tão profunda e íntima nesse pouco tempo, que nos perguntamos como isso é possível, cativar tanto, em tão pouco tempo? Aí nos lembramos de Jesus que em pouco tempo de vida pública cativou inúmeras pessoas.

Como Comunidade de fé, conseguimos vê em você, o jeito de Jesus, que ao se aproximar das pessoas sempre cativa, pois Jesus é o grande cativador de almas, e para os evangelizadores atuais a grande missão e talvez a mais desafiadora seja essa, cativar as pessoas, pois cativar é amar, é também carregar um pouquinho da dor, que alguém tem que levar.

Quando olhamos sua contribuição em nossa paróquia e comunidades eclesiais de base nos alegramos e ficamos envaidecidos de ter desfrutados do seu pastoreio, que se destacou na organização física e estrutural, financeira, documental, social e a mais importante sua contribuição espiritual profunda, mostrando um Jesus que se preocupa com seu povo integralmente.

Esteve presente em todos os lugares da sociedade e envolvido com todos os problemas que afetavam o nosso município, e fez isso muito bem, sem deixar de ser igreja sendo um sinal do Deus Divino e sento que se humaniza para tornar divino e santo seu povo, nos ensinou através do seu jeito simples e engraçado de ser a importância de viver em comunidade e lutar para que essa comunidade de fé se pareça cada dia mais com as primeiras comunidade”…cida 31Depois foi a vez da autora do Projeto a ex-vereadora Cida de Lerim que leu a justificativa do referido Projeto onde consta toda a vida curricular do Padre Osvaldino. Cida afirmou também que foi muito bom conhecer o Pe. Dino, esse verdadeiro pastor que mexeu com as nossas cabeças de forma muito positiva e essa foi à forma que encontramos de dizer ao Padre Dino que o povo de Condeúba ficou muito grato pela passagem do Senhor por aqui. Cida ainda fez referencia a este editor no sentido do apoio dado na elaboração deste Projeto que se tornou a Lei nº 950, pontuou a ex-vereadora.cida 52O vereador Maurilo Guilherme fez também uma rápida homenagem ao Padre Osvaldino dizendo da satisfação de ter trabalhado nas pastorais juntamente com ele, sempre pontual, preciso, respeitoso e dedicado em seus compromissos, foi um grande momento de aprendizado para nossa paróquia, concluiu o parlamentar.cida 54Toinho Terencio falou a seguir que o Reverendíssimo Padre trouxe para a comunidade condeubense muito e bons ensinamentos, e por isso, que esta Casa de Leis lhe concede de forma unânime esse titulo de cidadania condeubense, sendo o mínimo que poderíamos fazer em troca do que o Senhor fez por nós, finalizou o vereador.cida 49O Prefeito Silvan Baleeiro disse da sua importância como Pastor para o município de Condeúba neste curto espaço de tempo em que esteve aqui conosco, pois o Padre Osvaldino sempre esteve atinado a todos os acontecimentos envolvendo a nossa sociedade, deveríamos dar algo mais a título de reconhecimento pelo seu belíssimo trabalho aqui executado, porém, o povo como um todo contempla a sua admiração e gratidão a ele aqui demonstrado, e o Poder Público ratifica essa gratidão com esse titulo honorífico, ratificou o Prefeito.cida 42Por último o Padre Osvaldino agradeceu a autora da homenagem prestada a ele pela ex-vereadora Cida de Lerim, da mesma forma agradeceu pelas palavras de carinho aos professores Agnério e Ângela Cruz e ainda fez uma referencia a parte a este redator pelo trabalho executado diante da imprensa escrita que tem se dedicado de forma responsável e com muita ética. Nós do Jornal Folha de Condeúba, agradecemos ao Padre Osvaldino pela cortesia que ele sempre tem tido para conosco, nossa parceria na defesa da causa comum para todos continua, pois ela não tem fronteiras.

Fico muito grato pela honrosa homenagem que esta cidade me proporcionou, digo mais, aqui me sinto em casa, pois, esta comunidade me fascinou com sua carinhosa receptividade, pareceu amor a primeira vista.

Por outro lado o Padre relembrou que hoje dia 5 de junho é o dia mundial da preservação do meio ambiente, e fez uma breve reflexão sobre essa questão citando o manuseio da água de chuvas para a sobrevivência humana com mais dignidade, coleta seletiva do lixo, esgotamento sanitário, revitalização das nascentes dos rios e conservação dos seus mananciais, os vereadores juntamente com a sociedade civil tem um papel de fundamental importância na defesa desses direitos para a população. Rapidamente o Padre Osvaldino deu um grande exemplo do que ele pensa e do que tem feito em beneficio do povo. A popularidade do Padre Osvaldino não vem do acaso, o povo sabe muito bem distinguir o joio do trigo.

cida 73
Os fiéis subiram no altar para abraçar carinhosamente o Pe. Osvaldino

Padre Osvaldino saindo da Sessão da Câmara foi direto para a Igreja Matriz Celebrar a Santa Missa pelos festejos de Santo Antonio nosso padroeiro, e lá como cá a Igreja estava lotada de fieis que compareceram para rever seu grande Pastor, que ao final da Missa eles invadiram o altar para abraçar o Padre Osvaldino que ficou ali pacienciosamente por longos minutos atendendo seu povo. Parabenizamos o Padre Osvaldino que nesta noite foi contemplado com tamanha honraria por esta municipalidade e agradecemos imensamente a sua presença aqui e que venha mais vezes para nos ajudar diante da nossa corrida frente a evangelização, concluiu o Pe. José Silva.

Fotos JFC.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *