Condeúba: Aconteceu a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal do ano, com reflexões sobre a água

Por Oclides da Silveira

Os vereadores postados cantando o Hino nacional

Aconteceu nesta quinta-feira dia 22 de março de 2018, a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal neste ano. No Pequeno Expediente, podemos destacar as Indicações  Nº 14 solicitando do Prefeito que adere ao Programa do Governo Federal Internet para todos e a nº 15 que solicita ao Prefeito para disponibilizar combustível e ajuste salarial para o popular “Pola” fazer a devida fiscalização na Represa do Champrão, ambas são de autoria do vereador Maurilio Guilherme. E a Indicação nº 16 para calçar a Rua Pará de autoria do vereador Arlindo Cruz.

Grande Expediente

O escritor Jovino dos Santos Coutinho

Participou da tribuna livre o escritor Jovino dos Santos Coutinho, que herdou o nome do seu bisavô que foi o grande Líder do Riacho Seco Jovino Coutinho. Jovino fez algumas observações a cerca dos professores e alunos, alegando que há uma grande disparidade entre ambos, o professor não é remunerado como deveria ser, além do que, muitas vezes desrespeitado pelos alunos. Professor não tem liberdade de expressão nem dentro da sala de aula onde ele é a maior autoridade, pois recebem constantemente orientações da direção da escola onde atua, para se conter com determinadas orientações mais severa para com os alunos A, B e C tendo em vista, que esses alunos são filhos de seus fulanos de tal, ou seja pessoas de relevância na sociedade local. Lamentamos profundamente tais procedimentos em relação a nossos professores”,  pontuou Jovino Coutinho.

Presidente da ADCC – Manoel Neto

Manoel Neto Presidente a ADCC no uso da tribuna livre, pautou com muita precisão sobre o sistema em que temos, de que forma usamos e de que maneira preservamos esse bem tão precioso indispensável para a vida que é a água. O dia 22 de março é reconhecido mundialmente para se refletir sobre o tema homem e água. Fazemos sempre as indagações, como está a conservação de nossas nascentes? Como estão acontecendo de forma correta o desenvolvimento dos recursos hídricos de nossa região?

É sabido que o nosso planeta é repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, que essa quantidade de água existente, não está distribuída de forma igualitária, há lugares mais rico em água do que outros. Em nossa região mesmo a água é muito escassa, por isso a necessidade de sabermos usá-la com prudencia para não acabar. Estima-se que 20% da população mundial não tem acesso a água limpa. Segundo a Unicef cerca de 1.400 menores de 5 anos morrem diariamente por falta de água potável.

Vereador Maurilio Guilherme de Sousa

Maurilio Guilherme – PT usou a tribuna para fazer algumas considerações sobre o dia da água, já que estamos impossibilitados de fazer comemorações em tono deste bem tão precioso que é a água, dada a sua escassez. O dia mundial da água foi criado pela ONU exatamente com o objetivo de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais, sobretudo da água.

“Tivemos chuvas desde o fim do mês de novembro e até agora no mês de março ainda está chovendo, mas não foi o bastante para encher todas as represas. Nossos pequenos rios não tem mais aquele canal definido por onde passava água, as baixadas se igualaram de pastagem e matos, razão pela qual as águas quando descem das nascentes, se espalham por todo o brejo, inviabilizando seu percurso até as barragens.

No governo anterior havia um movimento “Acabar com a Barragem do Chaprão! Não” que era liderado pelo amigo “Biu”. Quero dizer que o atual Prefeito dava sustentação política àquele movimento e praticamente não fez nada para reverter essa situação crônica que vive nossa barragem. Proponho fazer uma Comissão de vereadores para fiscalizarmos não só a barragem, mas também as mineradoras que estão espalhadas próximas das nascentes do nossos rios”, completou Maurílio.

Vereador Reginaldo Nascimento

Reginaldo Nascimento – PSB em aparte disse “estamos preocupados com essa escassez de água em nossa região, será de bom arbítrio, a imediata iniciativa de recuperação desta barragem aqui do Champrão. Aproveito do momento para parabenizar a ADCC pela iniciativa de fazer mudas para distribuir pelas nascente dos nosso rios”, finalizou o vereador Reginaldo.

Vereador Antonio Rodrigues Chaves

Antônio Chaves – PMDB “ocupo essa tribuna para dizer que estou morrendo de vergonha, nosso município não tem mais respeito, muitos jovens estão se matando uns aos outros, fazendo a sua própria justiça, jovens transitando com carros de sons totalmente fora das normas, ligando próximo a sentinelas, desrespeitando as famílias enlutadas, a roubalheira virou uma rotina na cidade, jovens e meninos andando de moto sem documento nem deles e muito menos das motos, desrespeitando tudo e todos, empinam essas motos em plena cidade botando em risco as vidas deles e dos outros. Apelo para o Prefeito Silvan Baleeiro que cobre do Governador e demais departamentos do Governo a vinda definitiva de um Delegado de Polícia bem como a vinda de um Juiz e um Promotor para nossa cidade, só assim poderemos equilibrar essa situação que nos tem deixado com muita vergonha de ver nossa cidade do jeito que está”, desabafou o autêntico Antônio Chaves.

Vereador Fabiano Ferreira

Fabiano – PTB Dia da água, não podemos comemorar nada, muito pelo contrário temos que ficar bastante atentos para fiscalizar e não deixar estruir água, cobramos do Prefeito que seja feito sua parte na fiscalização e economia de água, providencie urgentemente a limpeza da barragem que já se encontra comprometido seu abastecimento. A barragem está com um estoque para mais 180 dias se não chover para entrar mais água, estamos correndo um sério risco de ficar sem água até o final do ano”, disse Fabiano.

Vereador Antônio Farias Terêncio Filho

Toinho Terêncio – PSD “Disse estou vindo nesta tribuna para transmitir um agradecimento da ex-prefeita Djalma Sousa aos funcionários do Hospital Dr. José Cardoso dos Apóstolos. Na oportunidade a Sra. Djalma este internada naquele Hospital por 3 dias e teve um tratamento muito bom”, afirmou o vereador Toinho Terêncio.

Vereador Carlito José Pereira

Carlito – PP  Eu já havia dito em outras oportunidades e “volto a reafirmar que o carro do DENOCS que veio com objetivo do fiscalizar e fazer a ronda na Barragem, no entanto, o carro está sendo usado pela Secretaria de Transportes. “Disse também que infelizmente não podemos concordar com o vereador Toinho, pois esteve ontem passado por aquele Hospital um paciente que precisava ser atendido, ele estava com a sinusite atacada. Os funcionários alegaram que não podia atendê-lo por estar sem energia elétrica no Hospital, ai dispensou o cidadão e este voltou pra sua casa indignado com essa falta de sensibilidade dos atendentes”.

Vereador José Ribeiro Reis

José Reis – PCdoB em aparte disse “Dona Djalma merece sim ser muito bem atendida, assim como todos os pacientes que precisar do Hospital, mas, infelizmente eu não posso concordar com o amigo Toinho, pois não está tendo todos os remédios na farmácia básica, são muitos que vem no Hospital e voltam sem atendimento”, falou o vereador José Reis.

Vereador Arlindo da Silva Cruz

Arlindo Cruz – PROS em aparte “Disse estou pronto para unir a Comissão para fiscalizar pra onde estão indo encanações que supostamente estão beneficiando alguns chacareiros para irrigar seus plantios particulares, doa a quem doer queremos clarezas nas coisas, estamos aqui para trabalhar e defender os direitos do povo”, finalizou Arlindo.

Aniversariante Sra. Renata sendo homenageada pela Câmara e o público

Não havendo nada mais a se tratar, o Presidente Silvano dos Santos deu por encerrada a Sessão e chamou a Sra. Renata assídua frequentadora das Sessões da Câmara, para vir a  frente e convidou a todos para cantar os parabéns pra ela, pela passagem do seu aniversário.

Fotos: JFC

 

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários sobre “Condeúba: Aconteceu a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal do ano, com reflexões sobre a água

  1. Senhores Vereadores, mais uma vez peço por gentileza que, ao usarem a tribuna para fazerem qualquer relato sobre o Hospital de Condeúba, utilizem do respeito e da ética com os mais de 70 funcionários que ali exercem suas funções 365 dias por ano em plantões de 24 h, com muita ética e respeito a todos que por ali passam ( e são muito diariamente).Peço que tenham o mesmo respeito que nós temos pelos Senhores.Já relatei neste meio de comunicação que, eu Thaísa Pereira de Carvalho de Moraes, Diretora Administrativa? Coordenadora de Enfermagem, Diretores clinico e técnico, médicos plantonistas, que GRAÇAS a Deus , estão lá diariamente,(assim evitando que a unidade fique sem.médico nem.por um minuto)e funcionários, estamos la para esclarecer todas e quaisquer condutas ali tomadas, todos os atendimentos são registrados e arquivados diariamente.Senhor Vereador, muito obrigada pelas palavras de agradecimento ali relatadas pelo excelentíssimo a pedido da sua querida mãe. Nem todos podem expressar o agradecimento em uma tribuna.Eles agradecem, com um sorriso , obrigado, “Deus te ajude”,uma galinha enviada equipe, um bolo recheado, umbu e muitos outros mimos. muitas vezes choro de gratidão pelos cuidados, carinho e ética ali encontrado.
    Gratidão Antônio Terêncio, linda forma de agradecimento,.Amanhã levarei suas palavras aos 70 funcionários, eles ficarão agradecidos!

  2. As palavras proferidas pelo coração não tem língua que as articule, retém-nas um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *