Condeúba: A 22ª Sessão da Câmara, Vereador Arlindo deu uma de São Tomé “quero ver para crer”

Por Oclides da Silveira

Os aniversariantes do dia ver. Toinho Terêncio e Djalma Rodrigues Moreira

Foi realizada a 22ª Sessão da Câmara nesta quinta-feira dia 23 de agosto de 2018, com início às 19:00 horas dando a entoação do Hino Nacional, em seguida foi feito a oração do Pai Nosso.

PEQUENO EXPEDIENTE: Pela ordem o Presidente vendo que tinha número legal de parlamentares, deu por aberto os trabalhos e designou que o segundo Secretário Maurílio Guilherme fizesse as leituras, iniciando pela ata da Sessão anterior, depois foram os ofícios números 37, 39, 40 e 184/2018. Em seguida foram feitas as leituras das Indicações nº 35 para fazer a pavimentação asfáltica no Distrito da Mandassaia e a nº 36 para criar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ambas de autoria da vereadora Nena. 

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereador Antônio Farias Terêncio Filho – (Aniversariante)

Antônio Terêncio Filho – PSD. Usando a tribuna disse: “Eu vim aqui neste momento para fazer justiça à Escola Tranquilino Torres, esse colégio querido que já lançou ao mundo filhos ilustres como grandes profissionais dentre eles Médicos, Advogados, Engenheiros dentre tantos outros. Eu que estudei neste colégio até o 6º ano, depois fui para Salvador  e Aracajú onde complementei meus estudos. Depois quando me regressei para Condeúba, encontrei este colégio no total abandono, o Prefeito da época era Marcolino, a quem pedi encarecidamente para que fosse reformado a referida escola, mas não foi possível. Em 1994 eu me elegi Prefeito e uma das minhas primeiras medidas foi buscar recurso para fazer a tão e necessária reforma do colégio Tranquilino Torres, no ano seguinte 1995 eu entreguei a escola totalmente reformada para a comunidade. Mas o colégio ficou com uma imagem negativa, tudo que era de ruim nas demais escolas, enviava lá para o Tranquilino. No ano passado 2017 tomou posse a diretora Cleide Sousa já com uma grande diferencial, criou um corpo dissente e docente de ponta montou uma bela equipe de trabalho que tem dado excelentes frutos, pois, hoje a escola retomou seu lugar de origem ser respeitado pela sociedade e muito mais ser procurado para os grandes atos da própria sociedade, se tornando referencia, já se modernizou colocando câmaras internas para o total controle da direção, está com um plano para fazer a cobertura da quadra, de tal forma que foi feito em excelente evento no dia 18 sábado passado, para arrecadar fundos para ser aplicados na construção da quadra. A festa excelente bom público, porém não vi lá o Prefeito, nem os Secretários de Educação e nem o de Cultura, nem mesmo os diretores das demais escolas. Os vereadores que compareceram fui eu Nena e Arlindo, o que lamentamos profundamente. Mas este colégio não pode morrer nunca”, desabafou o ilustre vereador Antônio Terêncio aniversariante do dia.   “Nas galeria a diretora do Colégio Tranquilino Torres agradeceu o vereador Toinho Terêncio pelo apoio em defesa da sua escola”.

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento

Reginaldo Nascimento – PSD. Usando a tribuna disse: “Quero parabenizar a direção da escola Tranquilino Torres pelo empenho que eles estão dispensado aquele Colégio de saudosa memória. Peço que seja votado com urgência o Projeto que está na casa e se refere a permuta de uma área para construir o cemitério do Riacho Seco, por um lote aqui na sede. Aproveito do momento para fazer aqui uma indicação verbal ao Prefeito Silvan para que ele viabilize a mesma transação para construir um novo cemitério  aqui na sede, tem que ser uma área próxima da cidade, pois foi comprado uma área na gestão anterior pra este fim, porém fica muito distante há 5 quilômetros da sede, o que inviabiliza. A crise hídrica que estamos vivendo é muito grave, a Barragem do Champrão está secando, estive com o Prefeito em Salvador na semana passada correndo atrás de soluções para esta questão, porem notei um grande descaso dos Governos Federal e Estadual para com o seguimento hídrico, pois falta planejamento a curto, médio e longo prazo em todos os sentidos da área hídrica. O Prefeito Silvan está preocupado com aquele buracão que abriu próximo as casas, pois, jé tentou de todas as maneiras junto aos Governos e até agora nada foi resolvido, ele me disse que não vai esperar muito mais, infelizmente terá que tomar medidas mais duras, retirando dinheiro do município para fazer aquele aterro. Reginaldo respondeu ao vereador Carlito que a lombada construída em frente sua casa na Cerquinha e depois foi retirada, não se trata de mau uso do dinheiro público, mas sim uma forma de rever o que não está correto para o bom uso do povo”, pontuou o nobre vereador Reginaldo Nascimento.

ORDEM DO DIA

O Presidente Silvano dos Santos colocou o pedido de urgência em votação, solicitado pelo vereador Reginaldo Nascimento em referencia a permuta da área do Riacho Seco para fazer um Cemitério por um lote na sede, porém, em aparte o vereador Carlito disse que de forma extra oficial, ficou sabendo que o referido terreno já pertence outra pessoa e não mais a Prefeitura. O vereador Arlindo Cruz deu uma de São Tomé, “disse não voto mais pela urgência, agora eu quero ver para crer”, exclamou Arlindo.  O vereador Maurílio sugeriu ao vereador Reginaldo que retirasse a urgência por ele solicitada, pois, diante dessa duvida que precisa ser sanada, precisamos de mais tempo, o vereador Reginaldo acatou o pedido e retirou a urgência de votação.

Por último, o Presidente agradeceu a presença de todos em especial a direção e coordenação do Colégio Tranquilino e deu por encerrado os trabalhos às 20h10min., convidando a todos para cantar os parabéns aos dois aniversariantes do dia que são eles, vereador Toinho Terêncio e o munícipe que sempre frequenta as Sessões da Câmara Sr. Djalma Rodrigues Moreira.

Fotos: JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *