Condeúba: 25ª Sessão Ordinária da Câmara foi enxuta, por conta da pequena pauta do dia

Por Oclides da Silveira

Os vereadores em pleno andamento dos trabalhos na 25ª Sessão da Câmara

Realizada nesta quinta-feira dia 13 de setembro de 2018, a 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Condeúba. O tema que bailou durante a semana, continuou na Sessão a reformulação da feira, as discussões foram através dos vereadores Reginaldo, Maurílio com a participação de Toinho. Foi feito uma MOÇÃO DE PESAR pelo falecimento de  Ryan Guilherme Sampaio Ramos, que é filho do Vereador Adailton Ramos, o qual justificou sua ausência na Sessão de hoje.

PEQUENO (MICRO) EXPEDIENTE:                                                                                                              Entoação do Hino Nacional, em seguida foi feito a oração do Pai Nosso, feito a leitura da ata da Sessão anterior e foi lido também os ofícios de números 043 e 044/2018.

GRANDE EXPEDIENTE: 

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento

Reginaldo Sobrinho do Nascimento – PSB. Usando a tribuna, “voltou a referenciar a reforma da feira, pois, ela é de impacto regional, uma feira de grande expressão, por isso, a necessidade de nos organizarmos melhor esta feira para que todos acabam ganhando. Parabenizo ao vereador Maurílio, pois, quando ele foi Secretário da Agricultura organizou essa feira que ficou uma maravilha, infelizmente seus sucessores na Secretaria não tiveram os mesmo cuidados e acabou virando a bagunça que está hoje. A Lei que trata dessas questões é o Código de Postura do município, porém ela está muito defasada, se faz necessário uma atualização nesta Lei. Existe aproximadamente 200 proprietários de barracas na feira, a arrecadação é variável entre 200 e 300 reais por feira, então podemos perceber que tem alguns que não estão pagando. As pessoas aqui em nossa cidade jogam entulhos na frente de suas casas e deixa lá, a pressa é da Prefeitura para retirar aqueles descombros. A multa prevista para esse tipo de infração é a bagatela de R$ 1,00 isto mesmo (um real). Precisamos de enfrentar esses desafios, atualizar a Lei e reorganizar a feira, entregar nas mãos da Guarda Municipal e dar subsídios a eles, para poder fiscalizar de acordo. Esse tipo de organização não está relacionado a aumento de preços nos produtos por conta dessa reforma, por tanto, com a construção do galpão novo que está previsto, já temos que ir adiantando as organizações da Lei e da feira”, pontuou Reginaldo.

Vereador José Ribeiro Reis

José Reis – PCdoB. Usando a tribuna Disse: “Lamentavelmente estamos vendo algumas de nossas lideranças políticas, com propaganda de candidatos denunciados ao Ministério Público,  por apropriação indébita de recursos público. Isso é terrível, temos que apoiar candidatos que tenha ficha limpa. Pois, a culpa dos hospitais atenderem mau e faltar remédios nas farmácias básica e outros tantos desmando que estão acontecendo nos dias de hoje, é tudo por conta desses desvios de dinheiros que esses políticos desonestos tem causado em nosso  País”, esbravejou o Líder na Câmara pelo PCdoB, José Reis.

Vereador Maurílio Guilherme de Sousa

Maurílio Guilherme – PT. usando o tempo de liderança disse: “Comprimento o vereador Reginaldo pela iniciativa da reformulação da feira, sua ideia é pertinente. Na minha gestão quando Secretário de Agricultura, fizemos a reforma do mercado, e uma boa reforma também na feira que durou por todo o tempo em que estivemos por lá, infelizmente aqueles que me sucederam na Secretaria, não levaram adiante esse projeto e deixou voltar o que era antes.  Com relação aos feirantes de fora, eu não sou contra, porém nós temos o maior compromisso com nossos barraqueiros, pois, são eles que votam e nos elegem”, alfinetou Maurílio Guilherme.

Vereador Antônio Farias Terêncio Filho (Toinho)

Toinho Terêncio PSD. Usando o tempo de liderança disse: “Eu me coaduno com as palavras do vereador Reginaldo, nossa feira tem uma boa aceitação por todos da região, por isso, temos que reformá-la o mais rápido possível. Nossa feira não tem lixeiras para coletar o lixo, as pessoas jogam tudo no chão formando uma sujeira inadequada, sugerimos que cada barraca estabeleça uma caixa de papelão para coletar o seu próprio lixo, assim amenizaria o lixo jogado no chão. Em Piripá a Prefeitura criou uma feira no sábado só para os produtores do município”, pontuou Toinho.

ORDEM DO DIA                                                                                                                                                  votação do parecer da Comissão de Justiça e Redação ao Projeto nº 016/2018, aprovado.      Foi feito a primeira e segunda votação do Projeto de Lei nº 016/2018, o qual foi aprovado por unanimidade. Este Projeto versa sobre a permuta do terreno no Riacho Seco para construir o cemitério, em troca de um lote aqui na cidade. Esgotado a pauta, o Presidente Silvano dos Santos – PT agradeceu a presença do pequeno público e deixou o convite para a próxima Sessão e deu por encerrado os trabalhos.

Vereador e Presidente Silvano dos Santos Pereira

Estiveram visitando e prestigiando a Sessão da Câmara hoje o Presidente do PCdoB o popular “Zé de Fernando”, o Presidente da Central das Associações e também da Associação dos Produtores de Morrinhos dos Farias José Alves Farias o popular “Zezo”, o ex-vereador Fabiano Ferreira e o Dr. Ismael além de outros.

Fotos: JFC

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *