Combate à intolerância religiosa é tema da redação do Enem 2016

enem
Foto Ilustrativa

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 deverão fazer neste domingo (6) uma redação sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Além do texto, os candidatos ainda farão as provas de linguagens e matemática.

O Enem exige que os estudante escrevam um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. É necessário que o candidato desenvolva o texto a partir do tema e de subsídios oferecidos na prova, contemplando uma proposta de intervenção para o problema abordado.

A professora do laboratório de redação do colégio Objetivo, em São Paulo, Maria Aparecida Custódio diz ter gostado do tema. “Possibilita que todos os candidatos discutam com alguma propriedade. Até o que é ateu tem condições, porque presencia essa questão”, afirmou.

Candidatos que desrespeitem os direitos humanos, escrevam impropérios ou fujam do tema terão a prova anulada. Entregar menos de 7 linhas de texto ou não atender o gênero textual exigido também é motivo de nota zero.

São recorrentes na redação do Enem a abordagem de temas ligados aos direitos humanos. Os participantes tiveram que escrever, no ano passado, sobre a “persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

No Brasil, houve casos recentes de intolerância religiosa. No meio do ano passado, por exemplo, uma menina de 11 anos levou uma pedrada após sair de um culto de candomblé no Rio.

Vejas os temas da redação do Enem

2016 Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2015 A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2014 Publicidade infantil em questão no Brasil
2013 Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010 O trabalho na construção da dignidade humana
2009 O indivíduo frente à ética nacional
2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007 O desafio de se conviver com as diferenças
2006 O poder de transformação da leitura
2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
1999 Cidadania e participação social
1998 Viver e aprender

O segundo dia exame começou às 13h (horário de Brasília) em 16.071 locais de prova em todo Brasil. Os candidatos terão 5h30 para fazer as provas. No sábado, os participantes tiveram 4h30 para fazer as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Este ano, cerca de 270 mil inscritos tiveram o exame adiado devido a ocupações de estudantes em locais de prova contra a reforma do ensino médio e a PEC do teto dos gastos.

Fonte: Folha de São Paulo

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail