Com tomógrafo em operação, Hospital Municipal de Brumado ganha status de base regional

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com as equipes de operação capacitadas, o tomógrafo do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto já se encontra em pleno funcionamento. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o aparelho foi doado pelo Estado para suprir os atendimentos emergenciais da unidade. Para receber o equipamento, a prefeitura remodelou uma ala dentro das especificações de segurança da saúde.

No momento, devido a alguns trâmites burocráticos, os atendimentos de tomografia no hospital estão sendo disponibilizados apenas ao público interno, porém em breve a oferta será estendida para pacientes das outras localidades assistidas pela unidade. Diante do cenário, o hospital vem ganhando status de Base Regional, pois conta com duas Unidades de Terapia Intensiva, um arco cirúrgico, uma das maiores maternidades do estado e agora um tomógrafo.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar disso, o secretário municipal de saúde e o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) não sustentam a ideia de ostentar a unidade como uma base regional. Opiniões à parte, o que se observa é que, com o tomógrafo, a saúde pública de Brumado passa a ofertar atendimentos com imagens mais precisas, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo.

O aparelho ajuda a investigar nódulos ou tumores e também vasos pulmonares e cerebrais, o que não era disponibilizado na microrregião. Com os investimentos nos últimos anos, Brumado vem conseguindo centralizar os atendimentos de vários procedimentos, desafogando, dessa forma, a saúde pública ofertada na cidade de Vitória da Conquista e Guanambi, para onde se dirigiam os pacientes dos municípios da microrregião.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *