Brumado: Sem planejamento, cidade tem crescimento desordenado e sem ciclovias

cicloviaFoto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A exemplo da maioria das cidades do Brasil, o município de Brumado convive atualmente com dificuldades de organização impostas pelo crescimento desordenado e sem planejamento. A maior parte das ruas nos bairros periféricos é estreita e com calçadas desniveladas, que muitas vezes impossibilitam até a passagem de transeuntes.

Outro fator negativo na infraestrutura local é a ausência de ciclovias. Brumado só conta com cerca de 400 metros de ciclovia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o corredor que deveria ser destinado aos ciclistas foi instalado em um pequeno trecho na faixa de servidão entre a Avenida Centenário e o Terminal Rodoviário.

Porém, o local é obstruído por oficinas mecânicas. Quem deseja pedalar tem de se aventurar entre os veículos motorizados, além da dificuldade de driblar os buracos nas vias.

placa
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após anos, o assunto voltou a ser debatido na câmara de vereadores. O vereador José Carlos de Jonas (PT) cobrou a instalação de ciclovias entre a sede do município e a entrada da mineradora Magnesita, na Vila Catiboaba, para favorecer os operários que preferem ir até a empresa de bicicleta e se arriscam entre os carros na BR-030.

O parlamentar tocou no assunto, mas não foi respaldado pelos demais edis. A situação reforça a tese de que o poder público ainda tem pouca visão quanto a adequação das vias públicas e a questão da acessibilidade.

Os novos segmentos de bairros planejados têm propostas de instalar ciclovias, o que projeta um modelo diferenciado no município. Diante da realidade, resta aos ciclista apelar por respeito aos condutores.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail