Aniversário: Vitória da Conquista 178 Anos de emancipação política

Torre Saul Quadros de 39 andares

A cidade de Vitória da Conquista completa hoje, 9 de Novembro, 178 Anos de mancipação política. Considerada a terceira maior cidade da Bahia e uma das mais importantes do Nordeste do Brasil com aproximadamente 350 mil habitantes.

A programação do Dia da Cidade começa com uma missa que será celebrada na Catedral às 7:30. E logo após acontece mais uma edição da Corrida da Cidade. Serão 8 km de extensão, com largada em frente à Prefeitura Municipal, às 8 horas da manhã.

Os corredores passarão pelas principais ruas e avenidas da cidade, em um percurso que exige bom condicionamento físico dos participantes.

História                                                                                                                                                                    Possui um dos PIBs que mais crescem no interior desta região. Capital regional de uma área que abrange aproximadamente 70 municípios na Bahia, além de 16 cidades do norte de Minas Gerais. Tem a altitude, nas escadarias da Igreja Matriz, de 923 metros podendo atingir mais de 1.000 metros nos bairros mais altos. Possui uma área de 3.743 km².

O Arraial da Conquista foi fundado em 1783 pelo sertanista português João Gonçalves da Costa, nascido em Chaves em 1720, no Alto Tâmega, na região de Trás-os-Montes que com dezesseis anos de idade, foi para o Brasil ao serviço de D. José I, Rei de Portugal, com a missão de conquistar as terra ao oeste da costa da Bahia.

Anteriormente já havia lutado ao lado do Mestre-de-Campo João da Silva Guimarães, líder da Bandeira responsável pela ocupação territorial do Sertão, iniciada em 1752. A origem do núcleo populacional está relacionada à busca de ouro, à introdução da atividade pecuária e ao próprio interesse da metrópole portuguesa em criar um aglomerado urbano entre a região litorânea e o interior do Sertão. Portanto, integra-se à expansão do ciclo de colonização dos fins do século XVIII. […]

Desenvolvimento                                                                                                                                                 A região de Vitória da Conquista, compreendendo os municípios de Barra do Choça, Planalto e Poções, devido à localização em uma altitude próxima de 1.000m acima do nível do mar e por não ter geadas, sempre foi um produtor de café.

Entretanto a partir do ano de 1975 esta cultura agrícola foi incrementada com financiamentos subsidiados pelos bancos oficiais, passando a região a ser a maior produtora do norte e nordeste do Brasil.

A partir do final dos anos 1980, o município realça sua característica de pólo de serviços. A educação, a rede de saúde e o comércio se expandem, tornando a cidade a terceira economia do interior baiano. Esse pólo variado de serviços atrai a população dos municípios vizinhos. […]

Infra-estrutura                                                                                                                                            Vitória da Conquista possui uma estrutura compatível com sua população, a terceira maior da Bahia.

Um comércio forte e muito dinâmico contando com grande número de empresas além de um shopping center, o Conquista Sul, e vários conjuntos comerciais, com lojas e salas, onde se destacam o Itatiaia e o Conquista Center. Esse pujante comércio abrange toda a região sudoeste do estado além do norte de Minas Gerais, influenciando uma população estimada em 2 milhões de pessoas, o que coloca a cidade entre os cem maiores centros comerciais do país.

A cidade também conta com um setor de saúde público e privado muito bem estruturado, que renderam a ela, prêmios a nível nacional e internacional, freqüentemente seu modelo de saúde pública tem servido de exemplo até mesmo para outros países. […]

Blogdaresenhageral.com.br

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail