Manifestantes a favor da Vaquejada ameaçam fechar BR 324 nas duas vias

Nesta terça-feira (11) está marcada uma manifestação a favor das Vaquejadas nas vias de acesso a Salvador/Feira de Santana. Com o lema “Eu apoio a Vaquejada Legal”, os manifestantes ameaçam fechar a BR 324 nos dois sentidos a partir das 6h da manhã. O acesso a municípios como Serrinha também é um dos pontos escolhidos pelos manifestantes, o que poderá causar um congestionamento não só em Salvador, mas em outras cidades.

A polêmica começou após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar a lei que regulamentava a prática da vaquejada, no estado do Ceará. A decisão dos ministros levou em conta o sofrimento imposto aos animais. Por 6 votos a 5, o STF considerou que a prática fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.

Tradição cultural nordestina, vaquejada é um evento onde um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela calda.

Logo após a decisão, que vale apenas para o estado do Ceará, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) comemorou a decisão STF e disse que valeria para a Bahia, o que gerou polêmico entre os defensores do evento na Assembleia. A regulamentação da Vaquejada na Bahia foi aprovada há um ano pela Assembleia Legislativa.

Matérias Relacionadas:

Marcell Moraes comemora decisão do STF contra vaquejadas
“Não há possibilidade da lei ser revogada”, diz Eduardo Salles sobre vaquejada
Vaquejada contraria Constituição, diz STF
“Marcel ponga na decisão do Supremo”, diz Adolfo Viana sobre Vaquejadas
Marcell rebate Adolfo Viana e diz que vaquejada é crime

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail