Condeúba: E o 2 de novembro, dia de finados

Por Oclides da Silveira

Cemitério Municipal de Condeúba Barão José Egídio de Moura Albuquerque, homenagem ao 1º Intendente de Condeúba – 1890 a 1892

Nesta sexta-feira 2 de novembro de 2018 dia de finados feriado nacional, quem teve a oportunidade de ir ao Cemitério Municipal de Condeúba pode ver uma nova  roupagem dada ao velho e sempre muito querido Cemitério da sede. Depois de 127 anos de construído, o Cemitério Municipal recebeu o nome do seu fundador que foi o 1º Intendente de Condeúba Barão José Egídio de Moura Albuquerque – 1890 a 1892, esta homenagem póstuma feita por este jornalista em parceria com o vereador Arlindo da Silva Cruz.

A Prefeitura tem cuidado com muito esmero do nosso Cemitério da Sede, trazendo-o sempre bem limpo e cuidado. Desta vez fez, a pintura na parede externa com adornos e o nome do seu fundador. O cemitério é cultura, história e por que não lazer, pois, podemos observar verdadeiras obras de artes nos cemitérios, em especial o nosso de Condeúba, que tem alguns mausoléus ou tumbas, construídos no século passado com contornos artísticos em estilos barroco, colonial, neo-clássico entre outros.

Mantendo a tradição católica, foi realizada a celebração da Santa Missa pelo nosso Pároco José Silva no Cemitério neste feriado nacional dia de finados 2 de novembro, com boa participação dos fiéis. Se ainda não temos, devemos criar o hábito de visitar sempre os cemitérios, pois, é lá que está depositado os restos mortais de nossos entes queridos, e é pra lá que iremos assim que o Senhor nos chamar.

 O popular Cemitério do “Barão”, (foi assim que ficou conhecido quando construído), é um local de receber famílias e amigos, conduzindo seus entes queridos para a sepultura e o adeus final entre corpos. Pois bem, esse importante monumento fúnebre condeubense construído há mais de um século, se encontra totalmente superado os espaços para novas sepulturas, a tal ponto quando abre uma cova encontra restos mortais, isso não é bom, pois todos tem o direito de prevalecer na quele local sagrado onde lhe foi colocado pela última vez. Conclamamos ao Prefeito para tomar as devidas providências no sentido de construir outro cemitério urgentemente.

Fotos: Henrique

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Condeúba: E o 2 de novembro, dia de finados

  1. A Missa foi celebrada pelo Pe. José Silva no Cemitério da Irmandade do Santíssimo, às 7,00 horas do dia 02. Houve ampla participação de fiéis, tanto membros da Irmandade como parentes de irmãos sepultados lá. Também lá houve roupagem nova, algumas sepulturas foram restauradas, limpeza geral e pintura. Ficou mais bonito com a chuva e com as flores colocadas nas sepulturas. À tarde, teve a reza do Terço no Cemitério Municipal. Em seguida, uma boa chuva vinda do céu, e, à noite, a segunda Missa de Finados na Igreja Matriz, às 19.30 h., cuja Missa teve a participação do Apostolado da Oração, pois era a 1ª sexta-feira do mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *