Condeúba: I Movimento em defesa do Açude Champão que contou com pessoas das cidades de Condeúba, Cordeiros e Piripá

Por Oclides da Silveira

Momentos das palestras, o público mais centrado nos jovens estudantes

Hoje sexta-feira dia 21 de setembro de 2018, aconteceu o 1º movimento “Salve o Açude Champrão” nas margens da Represa, que teve início por volta das 9:00 horas e término ao meio dia. Esse primeiro grande encontro com a população teve mais o objetivo de chamar a atenção principalmente dos jovens no sentido de orientá-los para com a responsabilidade de cada um de nós com relação a manter sempre lipo as localidades ribeirinhas às margens dos reservatórios de água.

Estiveram presentes professores, diretores e alunos das Escolas Municipais Alcides Cordeiro e Tranquilino Torres ambas de Condeúba e também as escolas dos municípios de Piripá, Cordeiros sede e Distrito de Alvorada. Foram algumas falas dos professores e diretores no sentido de passar orientações e conscientização aos alunos e ao público em geral que se fizeram presentes no evento. Chamou a atenção da necessidade de reflorestar urgentemente as margens ribeirinhas e preservar os mananciais para que a água não se evapore.

O professor do Colégio Estadual de Condeúba José Carlos, falou especificamente sobre a necessidade das famílias que moram nas margens ribeirinhas, construírem fossas cépticas,  as quais são feitas com 3 tambores de plástico de 200 litros, para uma família de 5 pessoas e, custará em torno de 350 a 400 reais, razão pela qual, evitará contaminações das águas da represa. Existe aproximadamente uns 80 lotes às margens da Represa Champrão.

Vereador de Cordeiros Gil de Altino

“Lamento a situação que chegou o Açude Champrão, que abastece várias famílias nas  cidades de Cordeiros, Piripá e Condeúba. Deixo aqui o meu apoio, e o que for preciso para melhorarmos o abastecimento e não deixar faltar a água que tanto precisamos todos dias.
Aqui estou como cidadão e representante do povo, preocupado com a melhoria e qualidade de vida de cada um. Vamos juntos com fé em Deus em busca de dias melhores”, disse o vereador de Cordeiros Gil de Altino.

APOIO

Prefeitura de Condeúba através das Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, Secretaria de Saúde e da Guarda Municipal, além das Secretarias de Educação de Piripá e Cordeiros. Estiveram prestigiando o movimento o Prefeito de Condeúba Silvan Baleeiro e o vereador de Cordeiros Gil de Altino. Colaboraram nesta matéria Fabiano Silva Vieira popular “Byu” e o Técnico em Agropecuária Daniel Brito de Lima que ambos fazem parte da comissão do movimento “Salve o Açude Champrão”. 

Fotos: Medonho

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Condeúba: I Movimento em defesa do Açude Champão que contou com pessoas das cidades de Condeúba, Cordeiros e Piripá

  1. Então todos devem ser conscientes e fazer sua parte, porém os dirigentes das cidades abastecidas deveriam saber também que um açude abastece uma cidade dentro de um ano e não suporta abastecer duas ou três em um mesmo período de tempo. Essa situação não era para estar acontecendo se estivesse previsto antes, cada um que entra para administrar só pensa nos 4 anos de mandado e que a bomba exploda na mão do próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *