Um livro com “As melhores histórias dos projetos de leitura – Volume 10”, será lançado no próximo dia 14 de setembro em Condeúba

Décima coletânea de estudantes será lançada na Bahia
Grupo Projetos de Leitura lança décima coletânea de textos criados por estudantes de escolas públicas

O livro “As melhores histórias dos projetos de leitura – Volume 10” traz crônicas e histórias infantis escritas por alunos da Rede Pública de Ensino, de várias regiões do Brasil, que participaram de um projeto de leitura em 2018 e tiveram os seus textos selecionados para compor a obra. Neste ano a Bahia foi escolhida como palco de lançamento do livro de estudantes.

A obra e o projeto de leitura
A obra, é uma das etapas do projeto “Ler é Bom, Experimente!”, patrocinado pelo GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, em que os alunos realizaram várias atividades a partir da leitura. O projeto é desenvolvido em todo o país, há 18 anos, pelo Grupo Projetos de Leitura, com o apoio do Ministério da Cultura. Para o coordenador do projeto, a leitura e a escrita devem ser encaradas como práticas essenciais à construção de cidadãos mais conscientes. “Nosso trabalho tem como objetivo formar uma nova geração de leitores. Eu, como educador, sei que isso não é uma tarefa fácil, mas possível, quando oferecemos condições e reunimos pessoas com o mesmo ideal. Os professores que participam do projeto têm esse ideal e sonho de formar leitores”, destaca Laé de Souza. O projeto criado em 2000 edita pelo décimo ano um livro com textos de estudantes.

Todos os alunos participantes do projeto receberam exemplares dos livros “Acontece…” e “Nick e Bia na floresta encantada”, de Laé de Souza, para leitura, discussão dos temas propostos nas obras, adaptação para teatro, exercícios e outras atividades, culminando com a criação de um texto para participar do concurso literário. Os melhores trabalhos foram premiados com livros e participam da coletânea junto com estudantes de várias regiões do Brasil. Os trabalhos nas escolas foram coordenados pelos professores que receberam uma cartilha pedagógica para auxiliar a executar as etapas do projeto.

Participaram das atividades em 2018, 350 escolas, beneficiando mais de 35 mil estudantes. Os textos produzidos pelos alunos foram selecionados na primeira fase pelos professores e, posteriormente, pelo Grupo Projetos de Leitura que escolheu 108 textos para compor o livro “As melhores histórias dos projetos de leitura – Volume 10”. O livro contém uma crônica do escritor Laé de Souza e textos e histórias infantis de jovens escritores, de 8 a 17 anos, de Anguera-BA, Boa Nova-BA, Condeúba-BA, Cordeiros-BA, Itacaré-BA, Jequié-BA, Manoel Vitorino-BA, Mortugaba-BA, Olindina-BA, Riacho de Santana-BA, Alto Alegre do Pindaré-MA, Conceição do Mato Dentro-MG, Icaraí de Minas-MG, São Francisco de Sales-MG, Campo Novo do Parecis-MT, Lagoa Seca-PB, Saudade do Iguaçu-PR, Terra Rica/Adhemar de Barros-PR, Itaperuna-RJ, Frederico Wesphalen-RS, Selbach-RS, Três Passos-RS, Barão de Antonina-SP, Bauru-SP, Cananéia-SP, Cubatão-SP, Iperó-SP, Itanhaém-SP, Salesópolis-SP, Santa Gertrudes-SP, Santo André-SP, São Caetano do Sul-SP, São Paulo-SP e São Pedro-SP. Para ver a lista com os nomes dos estudantes que tiveram os seus textos selecionados para o livro, clique aqui

Lançamento
O lançamento do livro será realizado no dia 14 de setembro em Condeúba-BA e no dia 25 de setembro em Jequié-BA. O público contará com a presença de alunos autores e do coordenador do projeto, o escritor Laé de Souza, que irá autografar a obra juntamente com os estudantes.

Os jovens autores estão radiantes, ainda mais que os textos produzidos pelos alunos, além de serem lidos por estudantes das escolas participantes do projeto, serão conhecidos por muitas pessoas, vez que a obra será utilizada em outros projetos do Grupo Projetos de Leitura.

Grupo Projetos de Leitura
Criado em 1998, pelo escritor Laé de Souza, os trabalhos têm como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: criar o hábito da leitura. Os projetos, apoiados pelas leis de incentivo à cultura, são aplicados em escolas da rede pública, parques, praças públicas, hospitais, transportes coletivos e outros.

Sobre o autor
Jequieense, radicado em São Paulo há mais de 40 anos, Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, “Quinho e o seu Cãozinho – Um cãozinho especial”, “Bia e a sua gatinha Pammy”, “Nick e Bia na floresta encantada”, “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”.

Interessados podem conhecer outros projetos de incentivo à leitura no site www.projetosdeleitura.com.br

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *